A Rússia acusou os Estados Unidos neste sábado de violar suas obrigações diante do tratado de não-proliferação de armas de destruição de massa.

A acusação é um sinal claro de tensão nas relações entre as duas potências. As críticas ocorreram após a Comissão de Relações Exteriores do Senado americano ter adiado a votação de instrumento que ratificaria medidas do tratado.

O Ministério das Relações Exteriores russo informou em sua página da internet que os EUA violaram inúmeros pactos relacionados ao tema, incluindo o Tratado Estratégico de Redução de Armas (START I) e um acordo convencional sobre armamento.

"Durante o período do START I, os Estados Unidos não abordaram as preocupações da Rússia sobre a implementação desse tratado", disse o ministério citando uma ampla lista de supostas "irregularidades".

A Rússia também acusou os Estados Unidos de evitar a supervisão internacional em concordância com a Convenção de Armas Tóxicas e Biológicas.

O ministério russo também afirmou em seu site que informações secretas do laboratório nuclear americano de Los Alamos caíram nas mãos de narcotraficantes em 2006.