O foco nos jogos pode ser o caminho para que o Google entre no mundo das redes sociais em um momento em que a empresa tenta superar uma série de fracassos que a deixaram à margem desse mercado em expansão.
Ainda que o Facebook domine o mercado das redes sociais, analistas do setor dizem que o Google conta com uma posição favorável para desempenhar um papel mais importante, ao atrair criadores de jogos atrás de veículos alternativos para seus produtos.
Especialistas dizem que o Google está em busca de talentos nessa área e quer formar parcerias com gigantes dos jogos que queiram explorar a grande presença da empresa na web para ingressar no segmento de jogos sociais.
Segundo Net Jacobsson, antigo executivo do Facebook que agora dirige uma produtora de jogos sociais chamada PlayHopper, "os executivos do Google estão em toda parte, nas conferências que acontecem. Sabemos que estão procurando pessoas que liderem sua divisão de jogos".
A Electronic Arts e a Walt Disney investiram centenas de milhões de dólares para tentar ingressar no mercado, e há mais empresas à espera de oportunidades, explicou Timothy Chang, sócio diretor da Norwest Venture Partners, uma companhia de capital para empreendimentos que investiu na Playdom, produtora de jogos sociais que a Disney adquiriu por R$ 989 milhões no mês passado.
- Muitas das companhias de jogos sociais adorariam ter acesso a outras redes além do Facebook.
Os jogos sociais gratuitos para os usuários são uma das atividades mais populares no Facebook. Jogos como o FarmVille, da Zynga, convidam usuários a interagir uns com os outros ao adquirir terras imaginárias, plantar safras agrícolas e expandir suas vendas. Os jogos geram receita por meio da venda de bens ou serviços virtuais.
Depois das recentes mudanças adotadas pelo Facebook, que dificultaram para as empresas de jogos fazer negócios em sua rede social de 500 milhões de membros, Chang e outros dizem que as produtoras de jogos estão cada vez mais interessadas em ouvir o que o Google tenha a oferecer.
O líder das buscas na web já está ampliando sua presença no setor de jogos sociais.









