Robby decidiu transformar em filme uma mania dele de criança: "esmagar" de mentirinha com a ponta dos dedos a cabeça de gente que está lá longe. No filme feito no curso, o personagem brinca com a mania e descobre, no dia seguinte, que todas aquelas pessoas morreram. Perderam a cabeça misteriosamente!
O curso de cineastas mirins da New York Film Academy é só uma das centenas de opções para os adolescentes nessa época de férias de verão nos Estados Unidos. O filho do cineasta Bruno Barreto, Gabriel Barreto, mora em Nova York. Ele é um dos monitores das equipes de filmagem e também colabora como ator.
Para esses jovens cineastas, a primeira plateia não poderia ser outra: pais, amigos, parentes, que apareceram para dar uma força na estreia. Mas por trás dessa aparente diversão de férias, está uma necessidade importante.
O cinema nos Estados Unidos é coisa séria. Uma indústria que, só no último ano, bateu a marca de US$ 10 bilhões nas bilheterias e empregou mais de 350 mil pessoas.
É preciso ocupar as novas vagas que surgem a cada ano. Por isso, a coordenadora do curso de verão para adolescentes diz que todos levam isso tudo muito a sério e querem ensinar estes jovens a contar suas histórias com sua própria visão, usando toda a tecnologia do cinema para, quem sabe um dia, dividir essas histórias com o mundo.
Por ora, pelo menos para a plateia caseira, o resultado é sucesso na certa.