O picadinho é um clássico da boemia carioca dos anos de 1950. Sua fama extrapolou os limites do Rio, ganhou São Paulo e hoje é presença marcante em vários estados. Consta em boa parte dos pratos executivos tanto de restaurantes populares, quanto das casas mais gourmets.

O prato inicialmente era servido nos bares da madrugada para aplacar a fome de quem varava a noite. E acabou chegando na charmosa Boate Meia Noite, do Hotel Copacabana Palace, em que foi celebrizado. Na época, metade do século XX, essa casa noturna recebia as mais diversas celebridades nacionais e internacionais como Edith Piaf, Nat King Cole, Tony Bennett, Louis Armstrong e Marlene Dietrich.

De tão apreciado, o picadinho acabou entrando para o apetitoso menu dos pratos executivos, saciando a fome também dos trabalhadores de todas as classes.

Aqui, vale lembrar que o hábito de ter no almoço dos restaurantes de São Paulo dias marcados para cada prato existe desde a década de 1930. Na época, a cidade estava crescendo e as pessoas não tinham mais tempo de almoçar em casa. Assim, acabavam comendo nos botecos que, para facilitar a vida, passaram a servir um prato a cada dia da semana.

Segunda, por exemplo, é dia de picadinho de filé mignon ou de virado à paulista; terça, dobradinha ou pastéis com arroz, feijão, couve e farofa; quarta, feijoada; quinta, macarrão com frango, rabada com polenta ou ainda carne-de-sol desfiada; sexta, pescada ou bacalhau. No sábado, o direito a repetir a feijoada. E no domingo, macarronada ou lasagna, influência da imigração italiana.

Essa tradição informal está presente em quase todos os pequenos e médios restaurantes e, às vezes, até nos mais sofisticados. De cozinha variada, o Dressing, em São Paulo, tem 23 anos de existência e as mesas são mais disputadas nos almoços de negócios. Foi lá que matei a vontade de comer um bom picadinho cortado na ponta da faca, com gostinho caseiro.

RECEITA

 

PICADINHO DONA IVA

Picadinho de filé mignon, com pastel, banana à milanesa, farofa, ovo pochê, servido com arroz e feijão
Receita: chef Edinaldo Santana, do restaurante Dressing, em São Paulo

Rendimento: 1 porção

Ingredientes do picadinho
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (sopa) cebola picada
100g de filé mignon picado em cubos pequenos
100ml de molho roti
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes da farofa
1 colher (sopa) de azeite
10g de bacon picado
1 colher (sopa) cebola picada
1 ovo
20 g de farinha de mandioca

Ingredientes do ovo pochê
400 ml de água
5 colheres (sopa) de vinagre branco
1 ovo

Ingredientes do pastel de queijo
20 g de queijo minas picadinho
1 colher (sopa) de tomate, sem pele e sem semente, picado
1 colher (chá) de orégano
Sal e pimenta-do-reino a gosto
30 g de massa de pastel pronta (Braspan)
300 ml de óleo de milho (para fritar o pastel e a banana)

Ingredientes da banana à milanesa
½ banana prata sem casca
20 g de farinha de trigo
1 ovo
20 g de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer o picadinho
1. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Refogue a cebola e junte a carne, deixando em fogo médio até pegar cor.
2. Acrescente o molho roti, o sal e a pimenta, misture. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo, com a panela destampada. Reserve.

Modo de fazer a farofa
1. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Junte o bacon e frite até que fique crocante. Acrescente a cebola e refogue. Adicione o ovo e mexa bem. Por fim, junte a farinha e misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Reserve.

Modo de fazer o ovo pochê
1. Em uma panela, coloque a água e o vinagre e deixe ferver. Quebre o ovo dentro da panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Reserve.

Modo de fazer o pastel
1. Em uma tigela, prepare o recheio: coloque o queijo minas, o tomate picado e o orégano e misture bem. Adicione sal e pimenta a gosto. Reserve.
2. Em uma bancada, abra a massa e coloque no centro o recheio. Disponha outra massa por cima e feche as laterais, tirando bem o ar de dentro, pressionando com as mãos. Corte as bordas e reserve.
3. Em uma panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer bem. Frite os pastéis até a massa ficar dourada. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Reserve.

Modo de fazer a banana à milanesa
1. Passe a banana na farinha de trigo, depois no ovo previamente misturado com sal e pimenta a gosto e, por fim, na farinha de rosca.
2. Em uma panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer bem. Frite a banana até a casca ficar dourada. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Reserve.

Montagem do prato
1. Sirva acompanhado de arroz branco e feijão.
2. Em um prato grande, enforme o arroz branco no centro do prato. De um lado, acomode a farofa, do outro, o feijão, e entre eles, o picadinho. Em seguida, acomode a banana, o ovo e os pastéis.