A Rede Globo foi pega de surpresa pelo anúncio feito por Galvão Bueno, no último domingo (11), em que o narrador disse que não realizará locuções esportivas na emissora após a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Bueno não teria comunicado a empresa da família Marinho sobre a sua "aposentadoria", mesmo com seu contrato vencendo em 2014.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, declarou que a renovação ou troca de locutores ainda não está em discussão: "Não é um assunto que esteja em pauta. O referencial de 2014 deve ser por se tratar do vencimento do atual contrato. É claro que sabemos que um dia será substituído, como todos", disse Erlanger.
O narrador global é um dos principais locutores da cobertura esportiva da emissora. Bueno é contratado da Rede Globo desde 1981, e em 2006 renovou o contrato com o canal.
Recentemente, o profissional virou alvo de uma piada, via Twitter, que ganhou notoriedade e reportagens de revistas nacionais e jornais estrangeiros, como o El País. A campanha "Cala Boca Galvão" liderou os Trending Topics do microblogging durante a Copa da África do Sul, divulgando ao mundo todo o amor e ódio dos espectadores brasileiros pelo locutor.