O Gestor do Programa de Reconstrução do Estado de Alagoas, Luiz Otávio, apresentou aos prefeitos na manhã desta sexta-feira(09) o plano de ações que tem como objetivo a reconstrução das cidades afetadas pelas fortes chuvas que causaram destruição, calamidade e mortes no interior do Estado. O Governo estadual ofertará aos prefeitos uma sala de situação onde os municípios atingidos poderão contar com toda atenção do Estado no intuito de diminuir as paredes burocráticas, facilitando o envio de ajudas e manejo de toda situação emergencial.
No primeiro momento, o Governo Federal disponibilizou R$ 25 milhões para serem aplicados de forma urgente, na compra de produtos de primeira necessidades tais como barracas e produtos de higiene. No custeio total sendo aplicados R$ 15 milhões, os outros 10 milhões foram divididos entre as cidades afetadas. O critério de divisão ficou por conta do tamanho da destruição. Os municípios que ficaram com a maior fatia foram Branquinha e Quebrangulo, ambos com R$ 900 mil cada.
No segundo momento outra quantia que será repassada pelo Governo Federal, é no valor de 75 milhões, que de acordo com o Gestor de Reconstrução de Alagoas, Luiz Otávio, ressaltou que esse valor tem que ser usado de forma urgente, já que a quantia tem um prazo de aplicabilidade de três meses, caso contrário o dinheiro volta pra Brasília.
Na visita do Presidente da República Luiz Inácio da Silva aos municípios atingidos ficou firmando um compromisso do envio de R$ 200 milhões para Alagoas. O gestor confirmou que até a próxima quarta-feira (14) o dinheiro entrará nas contas do estado. Os prefeitos no primeiro momento não serão obrigados a apresentar de que maneira foram gastos os recursos. A prestação de contas fica em segundo plano, no momento pós-reconstrução. Caso aconteça alguma irregularidade na gestão dos recursos, os prefeitos irão prestar contas no Tribunal de Conta da União (TCU).
Saúde
Além dos R$ 200 milhões que o Governo Federal irá repassar ao Estado de Alagoas, a Secretaria de Saúde contará nos próximos dias, exclusivamente, com R$ 21 milhões, para serem aplicados nas reconstruções dos hospitais, entre outros.
"Estamos preocupados, com as doenças que podem surgir. Poderemos ter mais mortes pós-chuvas do que no momento mais crítico da tragédia. Com o repasse do recurso, vamos trabalhar da melhor forma e diminuir os danos a população", ressaltou Hebert Mota, Secretário de Saúde de Alagoas.


