Os próximos meses serão marcados por forte demanda de matéria-prima na cadeia produtiva do leite na Bahia e em Alagoas. Maior empresa de laticínios do Nordeste, com unidades industriais implantadas nos dois estados, a Valedourado (Ilpisa) acaba de fechar importante operação com a Parmalat e passa a ser dona dos direitos de uso da conhecida marca Alimba, líder de vendas no mercado baiano.
De acordo com o vice-presidente da Valedourado, Frederico Sampaio, a produção da marca vai exigir uma captação adicional de até 2 milhões de litros de leite todos os meses.
“Devemos aumentar a captação em 1,5 milhão de litros na fábrica de Itapetinga (BA), para atender o mercado baiano. Já a nossa unidade em Palmeira dos Índios (AL) precisará aumentar a captação em 500 mil litros para abastecer, principalmente, o mercado de Sergipe”, explica Sampaio, acrescentando que a marca é o segundo lugar em vendas no estado sergipano.
A empresa investiu quase R$ 6 milhões no licenciamento da marca, compra de maquinários e ampliação da indústria de Itapetinga. As duas unidades industriais da Valedourado vão processar o leite Alimba UHT em embalagens Tetra Pak de um litro, nas versões integral e desnatado. Além destes, a empresa também planeja o lançamento de novos produtos, como o leite em pó que será produzido na unidade da Bahia, e achocolatados e iogurte bandeja, na fábrica alagoana.
“Vamos agregar valor à marca, aproveitando o recall dos mercados nesses estados, que já é muito fortes na linha longa vida”, aponta Frederico Sampaio.