Depois de 40 anos, o ‘Trapichão’ voltou a rever seu pai. Neste domingo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve em Alagoas para inaugurar as obras de reforma do estádio e receber o carinho da torcida alagoana – que anseia esse momento há quatro décadas.

Fanáticos, os torcedores deixaram o orgulho de lado e, contaminados pelo espírito da Copa, receberam o ‘Rei do Futebol’ com todo carinho que ele merece. Afinal não estamos falando de um jogador qualquer. Gênio, Majestoso, Decisivo ou simplesmente Craque, o maior nome do futebol mundial deixou a África do Sul e veio a Maceió para não passar em branco, mais uma vez.

Além do rito cerimonial, com decerramento de placas e registro de pés e mãos no museu do esporte, Pelé foi solicito, re-encontrou amigos, líderes políticos e atendeu, na medida do possível, os fãs: com fotos, autógrafos ou simplesmente um abraço. Em coletiva, ele falou de Copa do Mundo, Seleção Brasileira, Argentina e seu ‘arquiinimigo’ Maradona.

Copa do Mundo e Seleção Brasileira

Com muitos compromissos agendados, em plena efervescência do Mundial, Pelé conseguiu chegar a Maceió em tempo de ver o maior clássico estadual: CSA x CRB, em partida válida pelo ‘Nordestão’. Enquanto a bola não rolou, o representante maior da seleção canarinho falou da atual equipe.

Ele reconheceu que o time tem limitações. Diferentemente de sua época, não joga um futebol bonito, mas, reconheceu que o time é eficaz. “Sobre o comando do técnico Dunga, é indiscutível. Eles ganharam tudo o que disputaram. Nas eliminatórias, eles foram excepcionais. Não há mais o que esperar, além do título” apontou Pelé.

Argentina e Maradona

O ‘Rei’ reconheceu que o nosso vizinho sul-americano, a Argentina, passa por uma ótima fase. Mas descartou que Maradona seja o ponto de ‘desequilíbrio’ do time. “Faz tempo que não vejo um time ‘hermano’ com tamanha qualidade. São excelentes jogadores. O Messi, especialmente, atravessa grande fase. Torço para que o Brasil seja campeão, mas eles não precisam participar da festa”, alfinetou.

Já sua relação com Maradona, ele não sabe explicar como chegou a esse ponto. “Eu não sei o que ele tem contra a minha pessoa. Até quando ele estava precisando de uma força, eu fui ao seu chamado, participei de seu programa. No começo era só rivalidade, agora, não sei como chegou a esse ponto. Acredito que a mídia tenha muita influência nisso tudo”, esclareceu.

Carinho em Alagoas

Com exclusividade para o portal Cada Minuto, Pelé agradeceu o carinho e as homenagens recebidas em Alagoas. “É uma responsabilidade muito grande. Mas eu tenho certeza que vou representar bem o nome de Alagoas, principalmente emprestando meu nome a um estádio tão moderno, um dos melhores” declarou o ‘Rei’.

Ele reconhece que não é fácil o momento que o estado passa. “Nós sabemos que o momento é meio difícil. Aproveito a oportunidade para pedir a todos os irmãos alagoanos para ajudar os flagelados. E podem confiar: não vou decepcionar vocês”, concluiu o maior jogador de todos os tempos.