Criar um universo ficcional e fazer com que o telespectador acredite que ele é real é o maior desafio na novela Ribeirão do Tempo (Record) na visão do diretor geral do folhetim, Edgard Miranda.

Em conversa com o R7 sobre a trama, o diretor disse que fica feliz quando percebe que o telespectador acredita que a cidade fictícia apresentada na novela de Marcílio Moraes realmente existe em um canto qualquer do Brasil.

- Há tempos a TV brasileira não tinha uma novela voltada para a composição de personagens por atores. A teledramaturgia brasileira nos últimos anos teve uma tendência de muito realismo, de mostrar o cotidiano. Ribeirão dá a oportunidade de atores fazerem composições únicas. A novela tem núcleos bem populares, tem o bêbado, o prefeito, o delegado. Isso gera identificação e atrai o telespectador.

Mesmo com personagens muitas vezes à beira do caricato, Miranda afirmou que foi uma preocupação da equipe da trama – autor, direção, caracterização e elenco – deixar esses personagens verdadeiros.

- Veja o exemplo do Querêncio, que é o bêbado da cidade. Tomamos muito cuidado para que o personagem não ficasse chato. Acredito que acertamos a mão. Todos os personagens foram criados com muito cuidado e os atores tiveram tempo de fazer laboratórios.
O diretor afirmou que acredita que a audiência da novela crescerá quando a Copa do Mundo da África do Sul terminar.

- A novela começou muito bem e tende a crescer. A gente sabe que a Copa concentra a atenção dos brasileiros e mesmo assim a novela tem segurado o ibope na casa dos dois dígitos. Após o Mundial, acredito que vamos atingir a média de 15 pontos bem antes do que se imagina.

O entrosamento da equipe da novela é apontado pelo diretor como fator fundamental para atingir o sucesso.

- Vira e mexe nos encontramos na casa do André De Biase, do Antonio Grassi... Temos uma unidade grande no elenco. Ribeirão do Tempo é o biscoito fino da Record. E com o Nicolau assassinando o próprio pai na semana que vem a novela terá uma reviravolta. O público pode esperar muitas emoções nos próximos dias.