As obras de reforma do Fórum da Capital serão concluídas ainda em junho, como havia prometido o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário (Funjuris). Entretanto, o órgão só será reaberto em julho, quando chegarem os novos móveis e for concluída a mudança dos processos e computadores que estão no prédio provisório.

O presidente do Funjuris, juiz João Dirceu Soares Moraes, explica que agora é só uma questão de ajustes, pois a fase mais difícil já passou. “A reforma estrutural do Fórum obedecerá ao prazo estabelecido. Mas, a reabertura só ocorrerá após a entrega e montagem do mobiliário e a mudança, que será rápida, já que a mobília é nova”, salientou.

Segundo ele, o Fundo para Modernização do Judiciário conseguiu baixar o prazo de entrega dos móveis que era de 60 para 35 dias. “Todo o mobiliário será entregue até o dia 15 de julho”, frisou João Dirceu.

O magistrado enfatizou que já está sendo preparado um cronograma de transferência dos computadores e processos do prédio onde estão funcionando as varas para o Fórum. De acordo com ele, a Diretoria Adjunta de Tecnologia de Informação do Tribunal de Justiça e a Direção do Fórum da Capital ficarão responsáveis pela mudança.

“O juiz não terá trabalho. Só irá acompanhar, junto aos servidores da vara, a acomodação dos processos”, destacou João Dirceu, acrescentando que as varas irão ganhar novos computadores.

 

A data marcada para solenidade de reabertura do Fórum da Capital é o dia 26 de julho. “Neste dia estará tudo pronto. Todas as varas apropriadas para funcionar, com móveis e processos em seus devidos lugares”, realçou.

Na próxima segunda-feira (21) a presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, fará uma visita ao Fórum da Capital para constatar a finalização das obras. O presidente do Funjuris e membros da Diretoria Executiva da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) irão acompanhar a visita.

Confira as melhorias realizadas no Fórum

Durante reunião, na tarde de ontem (16), com o presidente da Almagis, juiz Maurílio da Silva Ferraz, João Dirceu apresentou as mudanças significativas realizadas no prédio do Fórum. Confira abaixo algumas delas:

 

 

- Recuperação e reforço estrutural.

 

- Ampliação das varas, alterações no layout visando a melhoria das condições de trabalho, e aproveitamento da iluminação natural.

 

- Substituição da rede elétrica e lógica, modernização através do uso de cabeamento estruturado.

 

- Rede de prevenção e combate contra incêndio e pânico (nova).

 

- Troca do revestimento externo (cerâmica).

 

- Substituição e modernização do mobiliário.

 

- Implantação de salas de testemunhas, salas para reconhecimento de suspeitos, espaço infantil para atender as varas de família, espaço para o Núcleo de Promoção da Filiação (NPF), sala para a Corregedoria, ampliação do Setor de Postagem e uma Central de Atendimento ao Público.