Aconteceu hoje (15) pela manhã, na sede da Associação dos Municípios de Alagoas(AMA), a II Reunião Institucional de Execução dos Trabalhos na Área de Preservação Permanente (APP) da Reserva Extrativistas Marinha da Lagoa Jequiá, localizada no município de Jequiá da Praia.
 

Na oportunidade foi discutido o levantamento das áreas de preservação permante da Reseva Extrativista (Resex) que esta sendo elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBIO), Autarquia Federal gestora da reserva, numa parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria do Patrimônio da União e a Prefeitura Municipal de Jequiá. O levantamento ficará pronto nos próximos 30 dias. Por meio dele será possível identificar as situações de ocupação irregular nas áreas de APP, permitindo um trabalhos de recuperação dessas áreas.
 

Também se discutiu a elaboração da planta de situação, caracterizando a área onde serão construídas pelo o Incra casas para os beneficiários da Resex. Segundo informações da chefe do Setor de Desenvolvimento da Autarquia, Alessandra Costa, o órgão já fez o levantamento cartográfico da área.
 

Nessa primeira etapa serão cerca de 200 residências. A prioridade é para os moradores que estão em áreas de risco. O Incra também já disponibilizou recursos para assistência técnica, social e ambiental. Projeto que esta sendo executado em parceria com a empresa Naturagro, beneficando os moradores da Resex já incluídos na Relação de Beneficiários(RB) do órgão.
 

Participaram da reunião o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Estevão de Oliveira; a chefe da Reserva Extrativista de Jequiá, Maria Lúcia Miranda; a representante da Secretaria do Patrimônio da União, Isis Cavalcante; a chefe de Desenvolvimento do Incra, Alessandra Costa, a representante da Prefeitura de Jequiá , Maria Veronica Lins Palmeira, os técnicos Petrúcio Pereira do Nascimiento e Paulo Volnei Garcia, do ICMBIO e os técnicos da Naturagro, Eduardo de Castro, Larissa Machado Tavares, Silvana Maria Vieira, José Jacson dos Santos e Vilna Damasceno.
 

Reserva Extrativista de Jequiá
 

Com uma área de 10.203,90 há, a criação da Reserva Extrativista Maria da Lagoa de Jequiá tem por objetivo assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local. Organizando e capacitandoos moradores, fortalecendo a organização comunitária, gestão participativa e a implementação de atividades econômicas sustentáveis