Um grande susto para funcionários do setor de necropsia do Hospital Geral do Estado (HGE). Uma paciente, que foi dada como morta e já estava na pedra do necrotério, ‘ressuscitou’ cerca de duas horas depois, apresentando sinais vitais. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (16).

De acordo com o HGE, Divacy Cordeiro dos Santos, 60 anos, havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela deu entrada na unidade às 16h48 de ontem, vinda do município de Atalaia e estava internada na área vermelha, destinada a pacientes de alto risco, com quadro clínico de dispnéia (falta de ar).

Em nota, o hospital explicou que se tratava de paciente diabética e hipertensa que evoluiu com rebaixamento de nível de consciência e foi submetida a procedimento de ventilação artificial. Na sua evolução, apresentou sinais clínicos de morte (sem pressão, batimentos e respiração). A equipe de plantão tentou manobras de ressuscitação, mas não obteve êxito.

Divacy Cordeiro foi encaminhada ao necrotério, por volta das 03h30, quando se percebeu que ela estava com movimentos, inicialmente compatíveis com espasmos pós morte, mas chamou a atenção a freqüência elevada por volta das 05h30.

A paciente foi reexaminada pela equipe médica e ficaram constatados sinais de vida e imediatamente à Área Vermelha. Ela encontra-se entubada, sedada, com quadro clínico gravíssimo. A suspeita é de que Divacy sofreu catalepsia ou efeitos adversos de medicações.

A gerencia do hospital informa ainda que, estará abrindo sindicância para averiguar o caso internamente. Por fim, esclarece que, em nenhum momento, a paciente deixou de ser assistida pelos profissionais de plantão.