Depois de quinze dias de trabalho, os estudantes da Escola Municipal Gerusa Costa tiveram um dia inteiro de conscientização sobre os riscos da dengue. A atividade, realizada segunda-feira, envolveu pais, professores e a equipe técnica. Com muita criatividade, eles usaram a linguagem do teatro e dramatizaram situações sobre como prevenir, cuidar e reconhecer os sintomas da doença.
A preparação da atividade começou em sala de aula, depois de um planejamento articulado pela direção e equipe. A doença foi abordada em todas as disciplinas. Os professores incentivaram os alunos a pesquisar e debater. A conclusão do projeto interagiu com os pais, que aprenderam a importância de proteger seus filhos dos riscos da dengue.
Além de explorar o tema de forma lúdica, a comunidade ouviu orientações de uma agente de saúde. Com a apresentação de folhetos da campanha, ela alertou os pais sobre a necessidade de evitar a presença de focos do mosquito. Atualmente, o Jacintinho é a localidade com maior incidência de casos registrados.
Segundo a diretora Maria de Jesus Leal da Silva, o objetivo foi alcançado, pois o alunado foi formado para ser um multiplicador do conhecimento sobre a doença. "Acreditamos que o combate à dengue encontrou centenas de aliados. Os alunos demonstraram que dominam as técnicas corretas para se evitar o aparecimento do mosquito", disse ela, elogiando o envolvimento da comunidade escolar.
Juntos, professores e alunos apresentaram uma aula diferente. A interação provocou uma troca de conhecimentos e experiências. Por conta do sucesso, não está descartada a possibilidade de as apresentações ganharem as ruas e outras escolas. "É mais um desafio para nossa equipe. Mas conto com pessoas comprometidas com a educação e que não medem esforços para transformar e formar os futuros cidadãos", concluiu Maria.