Em Maceió, o forrozeiro lajense Cláudio Rios recebe título de Cidadão Honorário

16/06/2010 14:03 - Edmilson Teixeira
Por Redação

 


Na tarde desta quinta-feira,17, o forrozeiro Cláudio Rios, nordestinamente conhecido como o “Vaqueiro do Forró” e o “Rei das Vaquejadas” estará sendo homenageado com o título de Cidadão Honorário de Maceió. A indicação é do vereador Dudu Holanda, entendendo que Cláudio Rios radicado desde seus primeiros quatro anos de idade em São José da Laje (oriundo do interior paulista) orgulhosamente tem sido um grande artista popular, sobretudo elevado o nome da capital alagoana por onde passa nas grandes cidades do país.


Cláudio Rios ingressou na vida artística em 1985, como locutor de vaquejada e aboiador. Seu talento passou a ser admirado pelo público e não demorou muito para surgir a primeira gravação. Em 1988 o incentivo dos primeiros admiradores levou-o a gravar um vinil com Aboios e Toadas. Com seu canto afinado e letras que falavam de amor, gado e traição, agradou em cheio ao público até hoje, onde conta com vários discos gravados.

Músicas como “Me lace o touro, Todo mundo é bom, Choveu no meu sertão e É o boi o cavalo e o vaqueiro”, fizeram muito sucesso, entretanto, despontou em 1991 com a música “Canção do lenço e São João em São Miguel”, uma bonita homenagem a cidade que realiza um dos grandes festejos juninos de Alagoas.


O forró de Cláudio Rios inclui uma mistura de ritmos como, Xote, Baião, Galope, Arrasta Pé e acompanhando a tendência natural da música, que é inovar, ele acrescentou ao repertório o balanço gostoso do vaneirão, uma batida contagiante do Rio Grande do Sul. Para Cláudio Rios, o forró é a expressão maior do sentimento musical nordestino. Ele acha que enquanto houver um forrozeiro, um cantador e uma sanfona o forró permanecerá vivo. Um Show no coração cantador do povo brasileiro.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..