Preocupada com o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas durante as partidas do Brasil na Copa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, nesta segunda-feira, a campanha “Se beber vá de táxi”. O objetivo é simples: conscientizar os torcedores a não dirigir após beberem, optando em voltar pra casa de táxi ou carona.
No primeiro dia da campanha, a equipe da SMTT ficou concentrada na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Os motoristas que paravam no cruzamento próximo à Casa da Indústria Napoleão Barbosa recebiam, dos agentes de trânsito, um kit com material da campanha, contendo fôlderes e lixeiras para carro.
“Nossa preocupação é com o momento logo após o fim das partidas, já que muitas pessoas bebem em algum bar durante o jogo e depois pegam o veículo pra voltar pra casa”, explica a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Caroline Machado.
A preocupação só aumenta no caso de uma vitória do Brasil, quando muitos motoristas têm o hábito de pegar o veículo para fazer carreatas pelas ruas da cidade. “Por isso, a campanha pede às pessoas que saiam para ver os jogos usando um táxi. É mais seguro”, sugere Caroline Machado.
Além destas atividades na Fernandes Lima, o trabalho educativo com blitze e panfletagens será realizado nos dias 17 e 23 de junho, das 9h às 13h, em semáforos de avenidas que registram grandes fluxos de veículos e de pessoas nos bairros da parte baixa de Maceió.
Já no dia 18, no mesmo horário, as blitze acontecem em diversos cruzamentos da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.