Uma das bisnetas do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Zenani Mandela, de 13 anos, morreu esta madrugada em um acidente de trânsito após assistir o show de abertura da Copa do Mundo, que aconteceu na noite de quinta-feira, 10, (horário local) em um estádio do bairro de Soweto.
Zenani, que tinha feito aniversário na quarta-feira, 9, era a filha mais velha de Zoleka Seakamela e uma das nove bisnetas do ex-presidente sul-africano, segundo a Fundação que leva o nome de Mandela.
O show foi uma autêntica homenagem ao bisavô da menina. O bispo Desmond Tutu, que, a exemplo de Mandela ganhou um Prêmio Nobel da Paz, fez uma participação vestido da cabeça aos pés com as cores da seleção sul-africana, gritando o nome do ex-líder.
A Fundação também assinalou que não houve mais feridos no acidente, embora emissoras de rádio locais tenham informado que Zoleka estava com sua filha no carro e foi levada a um hospital, mas não informaram sobre a situação dela.
O motorista do carro que levava Zenani e sua mãe foi detido, e a polícia da província de Gauteng, onde fica Johanesburgo, anunciou que apresentará acusações contra ele por dirigir em estado de embriaguez e por homicídio culposo.
O acidente aconteceu na estrada M1, que atravessa Johanesburgo de sul a norte. O carro teria saído da pista e capotado várias vezes. A princípio, parte da imprensa informou que a ex-esposa de Mandela, Winnie, estava no veículo, mas a informação foi desmentida em seguida.
"A família pediu respeito à sua intimidade enquanto chora por esta tragédia", assinalou a Fundação Mandela.
Devido ao acontecido, Nelson Mandela não irá a partida de abertura da competição. Era esperado que Madiba permanecesse cerca 15 minutos no evento, mas a Fundação Nelson Mandela divulgou uma nota confirmando que o ex-presidente sul-africano não comparecerá ao evento.