Nesta sexta-feira (11.06) será encerrada às 23h a 12ª Feira Camponesa na Praça da Faculdade em Maceió. O projeto existe há sete anos, é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra e conta com o apoio do Governo de Alagoas e a Misereor, uma instituição católica alemã.

No local, os visitantes têm acesso a alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos; mel do sertão; pode comprar ainda animais como a galinha de capoeira, pato e o carneiro; conhece o processo artesanal da casa de farinha e ainda confere uma exposição fotográfica que por meio de 25 fotos, conta a história de resistência de 28 famílias camponesas que foram convidadas a morar nas terras do Deputado Federal Benedito de Lira e depois de dois anos produzindo na roça foram expulsas, e hoje vivem embaixo da lona e dividindo a água com os animais em outra fazenda de Major Isidoro.

Também tem a rádio-poste “Caminho da Roça” que traz notícias, entrevistas e músicas; e a casa de farinha que é uma das atrações a parte, realizando todo o processo artesanal da farinha e produzindo o beiju na hora. Até agora já foram comercializados 450 beijus e três farinhadas cada com 25k em média.

A feira gera renda para as famílias camponesas, mas também dar visibilidade à produção agropecuária e ressalta a importância da reforma agrária. “Para mim é emocionante quando se fala da feira porque a gente divulga o nosso trabalho do campo, mostra que vale a pena ocupar o latifúndio e ver os produtos serem levados para a casa dos alagoanos. Eu sai do corte da cana e hoje tenho orgulho de ser assentado”, destacou Genival dos Santos do assentamento Flor do Bosque em Messias.

A partir das 19h tem a festa de encerramento com o bingo de um carneiro e as atrações culturais como o Araçá Trio e Banda que é de São Paulo e Joelson dos oito baixos, um dos grupos de forró mais conhecidos de Alagoas.