Para referendar-se como técnico da seleção argentina, o iniciante Diego Maradona não cansa de destacar sua experiência acumulada como craque dos gramados. De fato, ele supera os 31 colegas de 2010 como o treinador com mais jogos em Copas do Mundo.
El Diez acumula quatro edições, 21 partidas, um título e um vice-campeonato em Mundiais. Dois brasileiros aparecem em sua cola. Carlos Alberto Parreira, que conduz os sul-africanos, soma 20 jogos e uma conquista em cinco Copas exclusivamente como técnico. Dunga, outro novato, participou, em campo, de 18 duelos em três competições, ganhando uma e sendo segundo colocado em outra.
Dos 32 técnicos da Copa de 2010, 17 - o correspondente a 53% - já jogou ou treinou uma equipe no maior evento do futebol.
Além de Maradona, Parreira e Dunga, possuem um Mundial no currículo Javier Aguirre, do México; Oscar Tabárez, do Uruguai; Raymond Domenech, da França; Lars Lagerback, sueco da Nigéria; Huh Jung-Moo, da Coreia do Sul; Fabio Capello, italiano da Inglaterra; Rabah Saädene, da Argélia; Morten Olsen, da Dinamarca; Takeshi Okada, do Japão; Marcelo Lippi, da Itália; Ricki Herbert, da Nova Zelândia; Vladimir Weiss, tcheco da Eslováquia; Sven-Göran Eriksson, sueco da Costa do Marfim; e Marcelo Bielsa, argentino do Chile.
Curiosamente, todos os quatro treinadores do grupo A possuem vivência em Copas. No D, nenhum pode dizer o mesmo.
Ainda há casos de técnicos que foram auxiliares em edições anteriores, como o alemão Joachim Löw, que chegou a substituir o então chefe Jürgen Klinsmann no banco de reservas, na campanha do terceiro lugar em casa, em 2006. Parreira, também, ajudando a preparação física do Brasil de 1970, por exemplo.
Forasteiros
Desta vez, a Inglaterra é a principal favorita a tornar-se a primeira seleção campeã dirigida por um estrangeiro, em 19 Copas. Outras 13 equipes buscam tal ineditismo em 2010, o que representa 43,75% do total.
Há três técnicos argentinos e três alemães. Existem ainda duplas de brasileiros, franceses, sérvios, holandeses, italianos e - embora nem seu país esteja no Mundial - suecos.