Na véspera da abertura da Copa do Mundo de 2010, o foco dos brasileiros está mais no evento de 2014 do que no desempenho da Seleção na África do Sul. Essa pelo menos é a impressão do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que se irritou ao ser questionado sobre o Estádio do Morumbi nesta quinta-feira.

Nesta manhã, o Estado de S. Paulo noticiou que a Fifa já optou pela exclusão do Morumbi como sede de partidas do Mundial de 2014, visto que o comitê paulista da competição e o São Paulo teriam "blefado", sem conseguir os R$ 630 milhões necessários para a reforma do estádio.

A informação foi levantada em uma entrevista da qual Valcke participou nesta quinta em Johannesburgo. Visivelmente irritado, o francês negou que a entidade já tenha tomado qualquer tipo de decisão e afirmou que só estudará o caso ao fim do Mundial da África do Sul, ao contrário do que foi publicado pelo diário.

"Meu Deus, parece que o Brasil só fala sobre isso", reclamou o dirigente. "Não tem informação, estamos trabalhando em 2010 e depois em 2014. Antes do fim desta Copa não vamos falar sobre o assunto. Não terá discussão antes da Copa. Estamos trabalhando com São Paulo, assim como com as outras cidades sobre os estádios de 2014".

Parecendo já prever o que estava por vir, Valcke havia falado com os jornalistas brasileiros em um tom parecido ao ser abordado antes da entrevista. "Não me venham me perguntar sobre o Morumbi", afirmou, sem evitar, no entanto, um novo questionamento durante a coletiva de imprensa, já reunindo os repórteres de todo o mundo.