Em clima de festa alunos, professores e coordenadores tentaram sensibilizar a população sobre os riscos do trabalho infantil. Cinco escolas que se destacaram no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) participaram de uma caminhada na orla da Pajuçara, na tarde desta quinta-feira (11). Este ano o Ministério Público do Trabalho (MPT) trouxe uma nova Campanha educativa, com o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, além do concurso de redação destinados para alunos do 4º e 5º ano.

Na concentração, ocorrida na quadra de esportes próxima à Feirinha de Artesanato da Pajuçara, o público pode prestigiar apresentações culturais de grupos vindos dos municípios de Atalaia, Maceió, Coqueiro Seco e Porto Calvo. A caminhada seguiu até o antigo Alagoinhas, onde há uma estrutura montada para as apresentações culturais.

Depois de uma série de atividades para sensibilizar a população sobre as responsabilidades do Estado, da sociedade e da família, o MPT encerrou a campanha contra o trabalho infantil, que busca alertar a sociedade sobre os riscos que a criança está sujeita quando deixa de estudar e é obrigada a trabalhar nas ruas.


Superação

Segundo José Renaldo da Silva, coordenador do Peti em Atalaia, depois da criação do programa as crianças melhoraram o rendimento nas aulas, mas a ausência da participação dos pais ainda é barreira a ser quebrada. “As crianças passam a maior parte do tempo na escola, ficam sem tempo para pensar besteiras. Mas a maior dificuldade encontrada por nós do projeto, é a falta de apoio da família”, completou José Renaldo.

Em Atalaia tem muitos casos de superação, como é o caso do estudante Rafael que, foi encontrado dormindo em um ferro velho pelo organizadores do Peti e hoje é músico de uma banda gospel.

Os alunos também se mostraram bastantes interessados no programa. É o caso da aluna Michelline Jaqueline, que mesmo na falta de uma experiência em trabalho, ela relata que após a descoberta da capoeira pelo Peti, modificou seu comportamento em casa. “Eu era muito agressiva com meus pais, depois que descobri a capoeira, mudei muito. Sou praticamente outra filha, outra aluna. Recebo sempre elogios da minha mãe”, contou orgulhosa a estudante.

Campanha

De acordo com a procuradora regional do trabalho Rosimeire Lôbo, a campanha também se estendeu para bares e restaurantes dos municípios, com o objetivo de conseguir apoio desses empreendimentos para divulgar a campanha com os clientes e assim, conseguir que a população denuncie os casos de trabalho infantil e abusos contra a criança e adolescente.

“Só por meio da educação, as crianças poderão ter um futuro digno, por isso preparamos mais uma campanha de combate ao trabalho infantil, só que agora voltada para a comunidade escolar e as famílias dos alunos. O objetivo é discutir o tema com os alunos e, através deles, buscar conscientizar as famílias, que muitas vezes incentivam o trabalho infantil para completar a renda mensal”, completou Rosemeire

O MPT premiou os três primeiros colocados no concurso de redação com o tema “Combate ao Trabalho Infantil”. O primeiro lugar ganhou um notebook e uma mochila; o segundo, uma coleção de livros e um MP4; e o terceiro, uma coleção de livros. As alunas vencedoras dos prêmios estudam na Escola Sagrada Coração de Jesus, que além do título de Escola Campeã, ganhou também R$1 mil destinados à compra de livros.

O concurso de redação e a caminhada fazem parte da campanha educativa e marca o Dia Mundial, Nacional e Municipal de combate ao trabalho infantil, comemorado no dia 12 de junho. Após a premiação houve apresentação de teatro, com os integrantes do PET de Maceió. Messias, Atalaia e Porto Calvo, além da Orquestra de Coqueiro Seco.