Era uma vez uma floresta encantada que ficava no coração da cidade. Nesse ambiente ecológico, viviam diversas espécies de animais e plantas, também moravam segredos e criaturinhas fascinantes, como a formiga Titila, o socó e o Gavião Carijó. Esses personagens fazem parte do livro Os Segredos da Mata, publicação patrocinada pela Braskem dentro das comemorações do mês do Meio Ambiente.
 

Editado pelo Selo Passarada de Literatura Infantil, o livro terá distribuição gratuita para estudantes e bibliotecas de escolas públicas de Alagoas. O lançamento está marcado para às 15h, do próximo dia 10 de junho, no Cinturão Verde, ocasião em que será oficializada a doação de exemplares para representantes de bibliotecas, instituições e organizações que trabalham incentivando a leitura no Estado. Entre as autoridades e convidados estão os secretários de Educação do município de Maceió e do Estado de Alagoas.
 

Antes do lançamento, às 14h, haverá a exibição do filme A Formiga e a Figueira, curta contendo animações de uma das três histórias do livro. O cineminha ecológico será exibido para alunos de escolas convidadas e da Creche Mestre Isaldino(creche escola construída em concreto-PVC localizada no Pontal da Barra, que conta com o apoio da Braskem.) Após a exibição do filme, as crianças farão um passeio por trilhas ecológicas da mata e, em seguida, será oficializada a doação de exemplares para os representantes das instituições convidadas.
 

Incentivo à leitura - Seguindo o lema “Leitura para todas as crianças”, os escritores Simone Cavalcante, Claudia Lins e Tiago Amaral embarcaram na aventura ecológica de traduzir para o universo infantil três histórias que se passam no Cinturão Verde, um enclave de espécies nativas de mata atlântica, mantido pela Braskem.
 

As histórias são fábulas e contos de mistério que reconfiguram ficcionalmente animais, plantas e formações geográficas da mata, bem como a paisagem humana que envolve esse ecossistema. As ilustrações foram elaboradas pelo artista Pedro Lucena. O projeto dá continuidade à iniciativa cultural da Braskem em incentivar o livro e à leitura em Alagoas que, no ano passado, beneficiou centenas de crianças cegas com a doação de cópias do audiolivro “Histórias para ouvir e cantar”. A publicação do livro Os segredos da mata (64 p.) circulará com uma tiragem inicial de 7 mil exemplares, sendo produzida exclusivamente para beneficiar bibliotecas e salas de leitura em Alagoas.
 

Sobre o Cinturão Verde – Localizada no Pontal da Barra, a área de reflorestamento, que mede 1.500.000 metros quadrados, recebeu da Unesco o selo de Posto Avançado da Biosfera da Mata Atlântica pelo trabalho de conservação de centenas de espécies vegetais e animais da região. No espaço, são realizados vários programas focados na sustentabilidade e na responsabilidade social, como hidroponia, paisagismo e apicultura.

As histórias ambientadas no Cinturão despertam as crianças para a diversidade ecológica que existe no local e também contam sobre o surgimento da área verde, fruto da ação consciente do homem. Um glossário ensina sobre os principais animais e plantas encontrados naquele habitat. Um jeito de chamar a atenção das futuras gerações sobre o papel que elas irão exercer na preservação da biodiversidade em nossos planeta.

 

Os Autores e o ilustrador


Simone Cavalcante - é formada em jornalismo, com mestrado em literatura brasileira. Trabalha como produtora cultural na Universidade Federal de Alagoas e dedica-se à realização de projetos gráficos no Selo Passarada. Como editora e diretora executiva das Edições Catavento escreveu os livros Bob no país das verdurinhas, A cultura alagoana para crianças (em co-autoria) e Literatura em Alagoas. Também atuou como produtora do programa infantil Caralâmpia, da TV Educativa.
 

Claudia Lins - é jornalista e autora dos livros infantis: Lendas do Velho Chico, (Franco Editora/MG), O menino que acordou o rio (Ed. Cortez, SP), Marina Traquina e Os Três Porquinhos do Agreste, Selo Passarada, AL. Além disso, produz conteúdos para educação e leitura para sites na internet. Hoje, trabalha como repórter da TV Gazeta de Alagoas e dedica-se à pesquisa e produção de textos de literatura infantil. No campo dos direitos humanos, publicou A Máfia da Inocência (Ed. Garamond/RJ).
 

Tiago Amaral - é arquiteto e possui experiência no campo do design gráfico editorial, sendo criador dos selos de duas editoras alagoanas, a Edufal e a Catavento. Desde os tempos de estudante, trabalha como capista e ilustrador, participando de mais de 500 projetos de livros. É autor do texto infantil Filho de peixe, peixinho não é, publicado em 2009 pelo Selo Passarada. Atualmente, divide seu tempo entre o escritório Traço Planejamento e Arquitetura e os trabalhos na área editorial.
 

Pedro Lucena – é artista plástico e ilustrador. Seus desenhos circulam em livros da Coleção Letras & Sons, Selo Passarada, Editora Cortez, SP, e em revistas brasileiras – Encontro, Metrópole, Zupi, Dissenso, Woof Magazine e Saúde – e internacionais como a australiana Pagesonline, a estadunidense Design for Mankind, e a israelita A5. Fez estampas de camiseta para as marcas Henrique Muniz (AL), Is (MG) e Springleap (África do Sul). Participa de exposições individuais e coletivas.

 

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 29 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.