Garrafas PET, jornal, revistas, latas, cola, tesoura, fitas e tintas. Anotou a lista? Esses materiais de fácil acesso, com ajuda da criatividade, podem virar caprichosos enfeites para decorar a festa junina e ainda preparar um ambiente verde e amarelo, ecologicamente correto, para assistir com os amigos os jogos da Copa do Mundo.
Na Oficina de artesanato criativo do Centro de Belas Artes de Alagoas, um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), os alunos aprendem a transformar os materiais que geralmente são descartados em adereços e peças decorativas. Nas mãos dessas artesãs, plástico e papel ganham vida e o meio ambiente agradece.
Ministrado pela professora de artes e pedagoga Vânia Oliveira, a oficina traz ideias originais e de baixo custo para quem quer decorar a casa, o evento, a sala de aula. Neste São João, por exemplo, as famosas bandeirinhas são feitas com sacolas plásticas ou jornais e o balão colorido, indispensável à festa, com garrafas e fitas. Para compor o arraial, bonecos caipiras, o tradicional milho verde e o trio pé de serra também não podem faltar.
Dividida em quatro turmas com pouco mais de 60 alunas e um aluno, esta usina de criação tem proporcionado a troca de experiências e multiplicado a renda de muitas pessoas. “Este trabalho que eu venho desenvolvendo na oficina é gratificante porque os alunos saem daqui com uma atividade profissional. Professores ensinam na escola e mulheres repassam para a comunidade o que aprenderam aqui”, explica Vânia.
Bandeirolas confeccionadas pelas artesãs foram espalhadas pelos corredores do Centro de Belas Artes de Alagoas. Lá, o São João tem as cores do Brasil em homenagem à seleção canarinho. E quem não aguentar o pique da festa, pode descansar nas cadeiras feitas de garrafas PET ou ainda preparar as guloseimas na mesa de papelão.
O Cenarte fica na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió – vizinho à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioli. Informações sobre novas turmas e horário pelo telefone (82) 3315-7871.