No IV Seminário de Sensibilização Turística para os jangadeiros da Colônia Z-1, os profissionais participaram da dinâmica de apresentação e integração de grupo, onde eles contaram que o maior prazer do passeio às piscinas naturais da Pajuçara é conhecer gente de todo Brasil e do exterior.

Sandra Lamenha, da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) - que aplicou a dinâmica - disse que a participação coletiva no seminário estimula a interação do grupo. “Todos tiveram a oportunidade de expressar porque gostam de trabalhar no passeio às piscinas naturais. A maioria está na atividade há mais de 30 anos e sabe da importância de preservar o meio ambiente e de, cada vez mais, tratar bem o turista”, disse Lamenha.

O jangadeiro Jeová Paixão, conhecido como Geovani, há 35 anos leva os turistas para as piscinas naturais da Pajuçara. “Também sou metalúrgico, mas com 59 anos é difícil arrumar emprego. Graças a Deus, adoro o mar, pescar e fazer o passeio às piscinas. Quando o vento não está a favor, os turistas sempre perguntam por que não usamos o motor, e respondo que é uma tradição em Maceió navegar de acordo com vento, além de navegar com vela e sem motor contribuir para o meio ambiente”, revela Geovani.

Já o arquiteto ergonomista Jorge Luiz aproveitou o evento para esclarecer que o projeto da Jangada Acessível foi registrado no seu nome, mas é uma patente livre e qualquer jangadeiro pode adaptar ou construir a embarcação para atender aos portadores de necessidades especiais, desde que sigam as normas já estabelecidas no projeto que garantem segurança aos navegantes. A outra palestra foi sobre os primeiros socorros, ministrada pela 1ª tenente do Corpo de Bombeiros, Viviane Suzuki.

O Seminário de Sensibilização Turística para os jangadeiros da Colônia Z-1, realizado pela Semptur, prossegue nesta quarta-feira (9), no salão e eventos do Hotel Enseada, com palestras sobre a fiscalização da embarcação, com a Capitania dos Portos e a preservação do meio ambiente, com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). O evento é gratuito.