O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) entregou oficialmente nesta segunda-feira, 7, à população alagoana a primeira turma do Estágio de Salvamento Aquático (ESAqua).

O Estágio de modalidade básica teve duração de 45 dias e formou 33 militares. No período do curso os alunos passaram por treinamento físico militar, natação utilitária, noções de oceanografia e técnicas de salvamento aquático.

No estágio, os militares tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e práticas com os oficiais mais experientes. O grande exemplo das trocas de experiências é a participação do segundo sargento Valfran de Oliveira Lima, 28 anos de serviço, e dos sargentos Martins e Brito, ambos com 25 anos no serviço de Guarda-Vidas.

Aos 48 anos de idade, o segundo sargento Valfran fez o estágio pensando na sua melhoria física, profissional e emocional. “Vou embora, mas isso não quer dizer que eu tenha que deixar de ser bombeiro. Serei bombeiro na ativa e na inatividade. Idade não é documento, me considero um estímulo para os mais novos”, afirmou o sargento.

Com dois meses no comando da corporação, o coronel BM Neitônio Freitas, cita como a principal diretriz do seu comando a valorização profissional, proporcionando qualificação e melhores condições de trabalho aos militares.

“A tropa é preparada, comprometida e precisa de incentivo, o comando tem a obrigação de proporcionar isso. Temos nas mãos os destinos da corporação”, afirmou o coronel Neitônio.