O trabalho contínuo de limpeza de canais e galerias, feito desde o início do ano pela Prefeitura, facilitou o escoamento da chuva em diversos pontos de Maceió. O serviço é feito periodicamente pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que vai colocar a equipe na rua de novo ainda este final de semana.
Com os canais mais limpos e desobstruídos, a água da chuva escorre mais rapidamente, evitando o excesso de pontos de alagamento na cidade e a demora no escoamento.
“O único ponto da capital em que é difícil contornar o alagamento é no Dique-Estrada, por causa do rebaixamento da rua. Mas esse problema vai ser resolvido em breve com novas obras na região”, explica o superintendente da Slum, Ernande Baracho.
Em alguns pontos da cidade, a Prefeitura tem dedicado atenção especial à prevenção de alagamentos. É o caso do bairro de Bebedouro, onde está o Riacho do Silva. Uma draga vem sendo utilizada para a remoção de lixo e entulhos do local, constituindo-se em mais uma ação preventiva com objetivo de deixar a cidade preparada para o inverno que se aproxima.
O riacho vem recebendo, desde o início do ano, ações de limpeza para a retirada de lixo e entulho. Dragas de sucção e cabo estão sendo utilizadas pela Prefeitura, que vai continuar realizando ações desse tipo no local até o final do inverno.
Outro instrumento da Slum nesse trabalho preventivo de limpeza dos canais é uma barragem hidráulica. Por meio desse equipamento, as equipes represam parte da água do canal em uma piscina de lona montada no local.
A água é puxada por uma bomba e, quando a piscina fica cheia, seu volume é liberado e todo entulho contido nele fica preso em uma rede posicionada ao lado.
Mais Notícias