A abertura da 13ª Semana Delmiro Gouveia, realizada na noite do dia 3 no Clube Vicente Lacerda de Menezes, foi marcada por homenagens às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento da Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg). Os homenageados foram o vice-governador José Wanderley Neto, o secretário de Estado da Cultura Osvaldo Viégas e o poeta Virgílio Gonçalves, que receberam placas comemorativas.
No discurso de abertura o professor e produtor cultural do evento, Edvaldo Nascimento, ressaltou que o evento está sendo marcado pelo reconhecimento àqueles que foram e são parceiros da Fundeg. “Essa 13ª edição da Semana Delmiro Gouveia vem trazendo algumas homenagens às pessoas e entidades que ao longo da vida da instituição empenharam-se para o resgate e valorização da cultura regional”, disse.
Edvaldo reforçou ainda o empenho do Governo do Estado nas parcerias com a Fundação. “Não poderia deixar de ressaltar que o vice-governador José Vanderley e o secretário Osvaldo Viégas tem sido um apoio, um braço amigo para essa instituição. Nessa gestão, a parceria entre o Governo do Estado e a Fundeg tem se consolidado cada vez mais”, frisou.
O presidente da Fundação, Adair Nunes, também agradeceu a parceria e acentuou a história da entidade ao longo desses 13 anos. “A Semana Delmiro Gouveia foi o embrião da Fundeg, que se consolidou e hoje está aqui, levando adiante a memória do fundador da Vila da Pedra e isso não seria possível sem as parcerias. Só tenho a agradecer”, falou Adair.
Em seu discurso, o secretário Osvaldo Viégas agradeceu à Fundação em seu nome e em nome do vice-governador José Wanderley. “É uma satisfação estar aqui e uma grande alegria pela parceria firmada entre a Fundeg e o Governo do Estado, que está sendo realizada desde o início da gestão do governador Teotônio Vilela. Agradeço em meu nome e em nome do vice-governador por essa homenagem”.
Odvaldo falou ainda do aporte de investimentos que o Governo do Estado vem realizando na cultura alagoana. “O governador Teotônio Vilela tem investido na consolidação da cultura, inclusive garantido as contrapartidas para os projetos do Governo Federal para os municípios alagoanos”, concluiu.
Após a solenidade, o professores Élcio Verçosa, Élcio Verçosa Filho e Edvaldo Nascimento, realizaram a palestra “Delmiro Gouveia: o civilizador dos sertão?”, onde foram colocados aspectos sobre a vida e as realizações do empresário Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e as contribuições para o processo de desenvolvimento da cidade e da região. O encerramento da abertura foi marcada pela atuação do ator Fábio Galvão, na peça “O Porão”.
Estiveram presentes à mesa de abertura da 13ª Semana Delmiro Gouveia o vice-governador José Wanderley, o secretário de Cultura do Estado Osvaldo Viégas, o presidente da Fundeg Adair Nunes, o professor e produtor cultural Edvaldo Nascimento, o prefeito de Pariconha Moacir Vieira, a diretora do Campus Sertão da UFAL, Edmeia Santiago, o representante da Chesf Voldi e o poeta Virgílio Gonçalves. Depois da abertura, o público assistiu aos shows de Reginaldo Silva e Banda, Edson Oliveira, Meninos do Pé de Será, Os Nonatos e Leo do Acordeon.