A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está de plantão desde a manhã desta quinta-feira (3) para atender às ocorrências por causa das fortes chuvas que vêm caindo em Maceió. A previsão da meteorologia é que chova forte na capital até domingo (6).

A Comdec vem atendendo aos chamados recebidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências. O caso mais grave ocorreu no bairro de Ipioca, onde uma árvore caiu sobre duas casas, mas sem deixar feridos.

No bairro do Poço, na Rua Comendador Leão, outra árvore também caiu. No Santo Eduardo, uma amendoeira caiu sobre um carro sem deixar vítimas. Também foram registradas ocorrências no Mutange, Jacintinho e Benedito Bentes. “A maioria dos casos foi de queda de árvore. Foram cerca de dez chamados desse tipo”, conta o assessor técnico da Defesa Civil, Paulo Noronha.

Também houve deslizamento de terra em alguns pontos da cidade. No Vale do Reginaldo, uma casa está ameaçada de desabar por causa da localização: ela foi construída numa encosta da região. No Benedito Bentes I, outra casa ameaça desabar por apresentar rachaduras na estrutura.

Em todos os casos, o Serviço Social da Defesa Civil está orientando as famílias a deixarem as residências e buscar abrigo na casa de amigos e parentes. Quem não tem para onde ir, a Comdec providencia um abrigo temporário.

A Defesa Civil mantém de plantão uma equipe de pessoal e material para atender as ocorrências. São técnicos da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de outras secretarias do município