A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na última sexta-feira (28), em parceria com profissionais do Instituto da Visão, mais um mutirão no Caic Virgem dos Pobres, no Vergel do Lago, para detecção de casos de glaucoma. A ação aconteceu na semana de prevenção à doença que atinge cerca de 64 milhões de pessoas em todo o mundo.

O diretor administrativo do Caic, Jair Monteiro, explica que o mutirão – que teve início às 8h e se estendeu até às 17h – possibilitou acesso mais amplo da comunidade local e moradores de bairros vizinhos ao serviço. A ação é parte do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, do Ministério da Saúde que pretende tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma mais acessível.

Foram disponibilizadas duas salas de triagem de pacientes e uma sala de consultas com a equipe especializada do Instituto da Visão, para facilitar o atendimento de aproximadamente 200 usuários.

O programa atende às portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002, que determinam o acompanhamento e a medicação antiglaucomatosa, gratuitamente. A expectativa do Ministério da Saúde é dar continuidade aos mutirões até o mês de setembro. Para os usuários da rede pública, a iniciativa é fundamental, já que grande maioria não tinha acesso ao tratamento.

A oftalmologista Elvira Ribeiro alerta que o glaucoma é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, é descoberta quando o paciente já perdeu parte da visão. “Essas ações são importantes para orientar sobre o que é o glaucoma, como detectar e tratar. Vale ressaltar que o portador da doença vai perdendo a visão de forma lateral e somente depois disso descobre o que está acontecendo. O mais grave é que sua visão não poderá ser restituída”, disse Elvira.

Apesar de se tratar de uma doença crônica, que vai acompanhar pot toda a vida quem é acometido por ela, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são fundamentais para evitar os danos causados pelo glaucoma.