Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue que residem em Arapiraca e nos municípios do interior do Estado, o horário do funcionamento do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) será ampliado. A partir de 1º de junho, as doações também poderão ser realizadas no turno vespertino, das 14 às 17 horas.

Isso porque, atualmente, o órgão funciona para doação de sangue apenas das 8h às 12h. Realidade que inviabiliza o gesto voluntário para àqueles que não podem comparecer ao Hemoar no turno matutino.

“A demanda transfusional na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, tem aumentado significativamente nos últimos meses, assim como em outros municípios. E, diante do apelo dos doadores que não podem comparecer ao Hemoar durante as manhãs, resolvemos ampliar o horário de atendimento”, frisou a gerente do órgão, Márcia Rocha.

O Hemoar está situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Para se candidatar à doação, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg ou mais e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS).

Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.