Produtores de bovinos e bubalinos têm até esta segunda-feira (31), para vacinarem seus rebanhos contra a febre aftosa. Quem ainda não comprou a vacina deve se apressar. O prazo não será prorrogado e quem não vacina, não pode transitar ou comercializar os animais.

Depois da vacinação, o criador deve levar a nota fiscal de compra ao escritório da Adeal no município da propriedade e fazer a declaração. O prazo para a declaração é um pouco maior, vai até o dia 15 de junho.

“A declaração é tão importante quanto a vacinação. Sem ela, a Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas) não pode comprovar se todos os animais foram vacinados”, afirma Rosângela Albuquerque, diretora técnica da Adeal.

Iniciada no último dia 1°, esta é a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010. Uma nova dose deve ser aplicada em novembro.

Estimativas da Adeal apontam que as metas de cobertura vacinal devem, mais uma, ser superadas. “Só temos um balanço preciso a partir do recebimento das declarações. Mas, de acordo com a quantidade de vacinas pedidas pelas revendas podemos comprovar que teremos um alto índice de cobertura vacinal. Até sexta-feira, já tinham entrado no Estado mais de 1,2 milhão de doses”, destaca Manoel Tenório, diretor presidente da Adeal.

Em caso de dúvidas, os produtores podem acessar www.adeal.al.gov.br ou ligar gratuitamente para 0800 082 0040.