Alagoano comanda reunião com municípios nordestinos em Gramados-RS

28/05/2010 13:33 - Edmilson Teixeira
Por Redação

 

Em meio ao XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que ocorreu durante esta semana , em Gramado/RS), o secretário de Saúde de Quebrangulo-AL, Pedro Madeiro, chefe da delegação alagoana na qualidade de presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) provocou uma reunião com os demais representantes dos secretários municipais de saúde do Nordeste, a fim de debater as dificuldades vivenciadas na região. A reunião teve como pauta central; as políticas excludentes do Governo Federal, em relação ao Nordeste, especialmente no que concerne aos municípios de pequeno porte.


Para Pedro Madeiro, deve ser imediata a construção de novas teses para acabar, definitivamente, com as distorções das políticas nacionais de saúde. “O Nordeste têm os piores indicadores sociais do país. Obviamente nossa situação não é igual a do Sul ou Sudeste. Nós precisamos definir bem a responsabilidades dos três níveis de governo quanto à organização da atenção básica territorial para conseguirmos um avanço significativo. Em nossas assembléias, em Alagoas, ficou clara a difícil questão do profissional médico. O não-cumprimento da carga horária e os altos salários exigidos pela categoria são situações que pretendemos solucionar com a Nota Técnica que elaboramos em parceria com os prefeitos do Estado. Os gestores têm obrigação de definir uma posição oficial frente às dificuldades constatadas”, destacou.


Dentre os pontos da referida Nota Técnica destacam-se a implantação de uma política salarial regionalizada, considerando as peculiaridades existentes, e a redefinição da política de financiamento da Atenção Básica e das equipes do PSF.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..