Com o propósito de descortinar fatos pouco conhecidos pela maioria da população, o Página Aberta exibe nesta quinta-feira, 20, às 20 horas, edição especial sobre um dos capítulos mais importantes dessa história: a invasão da região pelos holandeses na primeira metade do século 17.
Em visita ao interior do Estado, a equipe de reportagem registrou vestígios da contribuição dos holandeses em municípios alagoanos como Porto Calvo, primeiro a ser invadido, por volta de 1633. De acordo com o historiador Douglas Apratto, a região serviu de palco para de um dos maiores confrontos da América Latina: a Batalha de Mata Redonda.
Penedo também foi invadido pelos holandeses. Lá o conde Maurício de Nassau construiu um forte na região onde hoje fica a atual catedral e a prefeitura. Os telespectadores vão ver o que restou desse período. O programa também faz um paralelo entre as invasões dos portugueses e dos holandeses.
Os telespectadores vão se deparar ainda com personagens importantes, uns já bem conhecidos como Domingos Fernandes Calabar, que esteve do lado de portugueses e holandeses. E outros como D. Maria de Souza, moradora de Santa Luzia do Norte, que liderou a população contra ataque holandês.
O programa Página Aberta vai ao ar todas às quintas-feiras, às 20 horas, com reprise aos sábados, ao meio-dia e as segundas, às 8h45, na TV Educativa, Canal 03 da TV aberta e canal 06 da NET.