O Facebook – maior rede social do mundo com mais de 450 milhões de usuários – anunciou nesta terça-feira (18) uma nova e gratuita versão de acesso pelo celular ao site de relacionamento, o Zero Facebook.

A novidade foi possível devido a uma parceria com mais de 50 operadoras pelo mundo. Elas aceitaram não cobrar pelo volume de dados carregados durante a navegação. No Brasil, somente os clientes - de pacotes pré e pós-pagos - da Tim podem usar o serviço.

O Zero Facebook não mostra imagens dos perfis ao ser acessado. A ideia é que o novo site seja uma alternativa rápida e fácil para quem deseja apenas ler e enviar ou responder mensagens de texto.

Os clientes das demais operadoras que não fazem parte do negócio conseguem visualizar seu perfil na rede social apenas pelo Facebook Mobile (m.facebook.com) que já é uma versão mais leve do site, mas tem imagens e cobra pelo carregamento da página de acordo com o plano de internet contratado.

Se o internauta usar o novo endereço de acesso e quiser visualizar, por exemplo, o álbum de fotos de um amigo, a navegação será direcionada à versão que tem cobrança normal, mas antes receberá o aviso de que isso está prestes a ocorrer.

Um post no blog oficial do Facebook diz que atualmente mais 100 milhões de pessoas em 80 países acessam o Facebook pelo celular.