1. Drible a curiosidade
Nem sempre quem está por trás de uma mensagem enviada por um mensageiro instantâneo (ou IM, sigla em inglês para Instant Messaging) é seu amigo. Por isso, tenha cuidado com arquivos recebidos em conversas on-line. Na dúvida, antes de abrir um documento, contate o remetente para confirmar se o que ele enviou não se trata de vírus. Se o link ou o arquivo estiverem em uma mensagem de alguém que você não conhece, seja mais radical: ignore o arquivo e esqueça sua curiosidade.
2. Proteja-se
Utilize software antivírus e mantenha-o atualizado, assim como um antisspyware.
3. Contra-Ataque
Se desconfiar que seu IM esteja enviando mensagens com vírus, a primeira ação é trocar a senha. Na sequência, faça uma varredura completa do computador com o seu antivírus. Depois, observe o comportamento do programa de IM perguntando aos amigos se ainda recebem mensagens.
4. Ação e reação
Preste atenção no tempo de envio de uma mensagem. Bugs e falhas podem ser a pista para um vírus já instalado.
5. Esteja à frente do invasor
Utilize sempre a versão mais atualizada de seu software de IM. Instalar atualizações pode proteger melhor o seu computador contra vírus e spyware.
Atualize também seu navegador. Enquanto os maus programadores encontram falhas para explorá-las, as empresas sempre renovam seus programas com soluções para essas falhas.
6. Conte com seus aliados
Alguns programas de mensagens instantâneas permitem que você associe o seu programa antivírus a ele, assim todos os anexos são automaticamente analisados. O Windows Live Messenger tem também uma ferramenta adicional, o Verificador de Segurança Windows Live OneCare.
7. Evite deixar pegadas
Normalmente, os programas de IM permitem que você decida se quer ou não gravar o histórico das mensagens trocadas com seus amigos. Por uma questão de privacidade, é recomendável não guardar as conversas caso mais de uma pessoa compartilhe o mesmo computador.
8. Controle o acesso a seu perfil
Nos diversos softwares de mensagens instantâneas, você pode controlar quem vê as informações no seu perfil de usuário. Tornar pública informações, como número de amigos, pode fazer de sua conta um atrativo.
9. Para saber quem te bloqueou
Não existe como saber quem o bloqueou. Não acredite em sites, softwares ou serviços que possam lhe oferecer essa opção.
10. Cuidados com a webcam
Há no mercado diversos softwares disponíveis para cópia e edição de conteúdo audiovisual de IM. Por isso, se você costuma conversar por webcam, tome cuidado com o conteúdo das imagens: a pessoa que está do outro lado pode registrar esse conteúdo e utilizá-lo de forma indevida. Quanto às imagens que você recebe, tenha em mente que nem tudo é verdade. Existem softwares que simulam um vídeo que estaria sendo gerado ao vivo.









