O programa Página Aberta, produzido e transmitido pela TV Educativa de Alagoas (TVE), exibe neste mês de maio dois episódios sobre fatos históricos que envolvem aspectos do período colonial em Alagoas, o ciclo do açúcar e a invasão holandesa.

O primeiro programa, que vai ao ar neste sábado, 15, ao meio-dia, destaca o período marcado pela produção açucareira nos engenhos nordestinos, que teve início pouco depois da descoberta do Brasil. Em Alagoas, foi vasto e fundamental para a vida social, política, cultural e para a construção da identidade local.

Em Alagoas, as antigas propriedades de fabricação de açúcar foram instaladas por volta de 1575 e formou a base de povoamento em todo o Estado. Segundo o pesquisador Diegues Junior, os engenhos surgiram em três núcleos: o primeiro no Norte, em Porto Calvo; o segundo no Centro, em torno das Lagoas, onde hoje estão os municípios de Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo e Pilar; e o terceiro no Sul, na região de Penedo.

O repórter Fabrício Camboim e o cinegrafista Samuel Limeira percorreram vários municípios alagoanos e constataram o que hoje ainda existe desta fase da nossa história. Em meio ao que restou dos antigos engenhos, a equipe do Página Aberta mostra onde estavam localizados e os núcleos de povoamento criados a partir dessa atividade econômica.

A equipe do programa ouviu os historiadores Amaro Petrúcio, Golbery Lessa e também a historiadora e professora Lenon Dos Passos, que falaram sobre peculiaridades desse período, a influência da indústria canavieira para o desenvolvimento econômico de Alagoas e os fatores históricos e econômicos que levaram a desativação destas propriedades.

Entre os entrevistados estão também a museóloga Carmen Lúcia Dantas e o historiador Douglas Apratto, autores do livro Caminhos do Açúcar- Engenhos e Casa-Grandes das Alagoas, publicado em 2009. Carmen fala sobre algumas cidades que surgiram a partir de engenhos, a exemplo de Maragogi, Porto Calvo, Penedo, Viçosa, Chã Preta, União Dos Palmares, dentre outras.

Invasão Holandesa – Com o propósito de descortinar fatos pouco conhecidos pela maioria da população, o Página Aberta exibe também, na próxima quinta-feira, 20, edição especial sobre um dos capítulos mais importantes dessa história: a invasão da região pelos holandeses na primeira metade do século 17.

Em visita ao interior do Estado, a equipe de reportagem registrou vestígios da contribuição dos holandeses em municípios alagoanos como Porto Calvo, primeiro a ser invadido, por volta de 1633. De acordo com o historiador Douglas Apratto, a região serviu de palco para de um dos maiores confrontos da América Latina: a Batalha de Mata Redonda.

Penedo também foi invadido pelos holandeses. Lá o conde Maurício de Nassau construiu um forte na região onde hoje fica a atual catedral e a prefeitura. Os telespectadores vão ver o que restou desse período. O programa também faz um paralelo entre as invasões dos portugueses e dos holandeses.

Os telespectadores vão se deparar ainda com personagens importantes, uns já bem conhecidos como Domingos Fernandes Calabar, que esteve do lado de portugueses e holandeses. E outros como D. Maria de Souza, moradora de Santa Luzia do Norte, que liderou a população contra ataque holandês.

O programa Página Aberta vai ao ar todas às quintas-feiras, às 20 horas, com reprise aos sábados, ao meio-dia e as terças, às 8h45, na TV Educativa, Canal 03 da TV aberta e canal 06 da NET.