Igreja Nova faz festa domingo para comemorar sua emancipação

14/05/2010 08:23 - Edmilson Teixeira
Por Redação

Neste Domingo quando o município completa idade nova, o prefeito Neiwton Silva entregará diversas obras, com destaque para o povoado Sapé, que ganhou pavimentação e uma praça pública, cujo homenageado será o deputado federal Givaldo Carimbão. O fechamento da festa acontece a partir das 20h com um grande show animado pela banda, Desejo de Menina.

Justifica o prefeito, que o deputado Carimbão tem sido o grande elo na busca de recursos em Brasília para obras estruturantes de Igreja Nova; sobretudo com projetos aliados a Codevasf/AL. Neiwton Silva afirma que a Codevasf é a mentora da transformação da região, dando apoio aos serviços de saneamento, pavimentação, cultivo de arroz, considerado um dos maiores produtores do Estado, além de desenvolve projetos de piscicultura, onde o município detém um laboratório natural, no maior açude considerado de Alagoas.


Histórico


Igreja Nova é um dos municípios mais antigos de Alagoas, e tem sua história ligada à exploração do rio São Francisco por pescadores saídos da cidade de Penedo que, por volta do século XIX, fundaram um povoado denominando-o de Ponta das Pedras e, em seguida, chamando-o de Oitizeiro. Logo foi erguida uma pequena capela em homeagem a São João Batista, até hoje padroeiro do município. Em 1908, após o desmoronamento da capela, frades alemães se uniram aos moradores para construir um dos mais belos templos católicos de Alagoas, cujas badaladas de sinos são ouvidas a uma distância de 6 km, chamada Igreja Nova.


A povoação foi desmembrada de Penedo e teve seus limites fixados pela resolução 849, de 1880. As primeiras tentativas de elevar o povoado à vila (com leis de 1885 e 1889) não surtiram efeito. Em 1890, através do decreto 39, o processo se completou e a nova vila passa a se chamar Triunfo. Em 1892, foi conduzida à categoria de cidade, até uma nova lei suprimir a condição e anexá-la novamente a Penedo. Apenas em 1897 foi elevada à condição de cidade. O nome Igreja Nova, porém, só foi adotado em 1928.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..