Centro de Educação Profissional de Coruripe será inaugurado no próximo dia 16

10/05/2010 06:15 - Interior
Por Redação
Image

O Centro de Educação Profissional de Coruripe será inaugurado no próximo dia 16, às 9 horas. Nesta sexta-feira, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, apresentou instações do local aos parceiros do Senac, Sebrae, Sesi e Sine, que irão colaborar na oferta de cursos de Educação Profissionalizante junto ao Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, professor Rogério Teófilo, os equipamentos e a infraestrutura necessários ao funcionamento da escola já foram adquiridos. “A ideia é que a unidade comece a funcionar o mais rápido possível. Esta é uma determinação minha, enquanto gestor, e do governador Teotonio Vilela Filho. Trabalhar com os parceiros do Sistema S e imprescindível”, relatou.

Teófilo acrescentou ainda que a unidade de ensino profissional chega em um momento adequado. “O ensino profissionalizante trará ganhos para toda região de Coruripe. Entre os meses de junho e julho a primeira etapa de cursos da escola deverá estar em pleno funcionamento”, garantiu.

A superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suepro/SEE), Stella Albuquerque, informou que o processo de parceria com o Senac está bem adiantado e que no segundo semestre desse ano serão ofertados cursos técnicos em comércio, artesanato e cooperativismo. “Estes cursos terão entre 800 e 1.200 horas. Ofertaremos também cursos com carga horária menor como, por exemplo, meios de hospedagem que capacita camareiras. Dependendo do curso, ele poderá ter entre 40 e 300 horas”, destacou.

Na fase de implantação, a escola atenderá o que foi previsto pelo Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) e irá oferecer cursos técnicos. Em média, atenderá a cerca de 600 alunos nos três turnos; sem contar os cursos de curta duração.

Albuquerque enfatizou também que, na fase de expansão, a escola irá atender ao setor sucroalcooleiro através de cursos de análise química e técnico em química; e atenderá também ao estaleiro Eisa, por meio dos cursos técnicos de eletromecânica e mecânica. “Os participantes dos cursos terão uma nova perspectiva de empregabilidade”, garantiu Stella.

O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, disse que a unidade profissionalizante servirá para capacitar o setor turístico, uma vez que a cidade de Coruripe receberá um importante empreendimento da rede hoteleira através do Grupo Itacaré. “Aqui, carecemos também de mão de obra qualificada para o setor sucroalcooleiro. Com esta inauguração vamos unir o útil ao agradável e proporcionar oportunidades de trabalho para nosso povo”, frisou.

O assessor técnico das unidades móveis do Senac, Paulo Guilherme Acioli, relatou que a visita serviu também para estreitar mais ainda os laços entre os parceiros. “Já há uma parceria do Senac com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que está sendo avaliada pelo setor jurídico da secretaria”, disse.

Acioli comentou também que a expectativa é que em julho comecem a ser oferecidos cursos de capacitação no centro profissionalizante de Coruripe. “Estes cursos serão em gestão e negócios, turismo e hospitalidade, moda e beleza e informática. Há cursos de um mês e outros de até 4 meses. Ao todo, temos cerca de 40 cursos dentro destes eixos”, destacou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..