Em sua 12º edição, o Programa Clube do Choro faz neste sábado, dia 08, uma homenagem ao cantor, compositor e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. O programa vai às 14h, pela Rádio Educativa FM, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP).

Para homenagear o sambista, os apresentadores Ivan Barsand e Ibys Maceioh contam com a interpretação magistral do cantor Igbonan Rocha, que ao vivo nos estúdios da Educativa FM, apresenta os principais sucessos da carreira de Cartola e de outros grandes nomes do gênero. A sonoridade fica por conta de Miran ABS (flauta) e Disraeli (violão), que também estarão ao vivo na 107,7MHz.

No repertório uma seleção musical que traz o próprio Cartola cantando duas de suas obras “O mundo é um moinho” e “Alvorada” e Igbonan Rocha interpretando “As rosas não falam” e “Acontece”. Os ouvintes conferem ainda, “Rosas” (Pixinguinha e Otavio de Souza), “Meu guri” (Chico Buarque de Holanda), “Pra que lembrar o que chorei” (Carlos da Fé) e “A vizinha do lado” (Dorival Caymmi).

Cartola- Considerado o grande poeta e príncipe da MPB, Cartola tem sua história confundida com a do carnaval carioca. Nascido no Rio de Janeiro e tendo passado a infância no bairro das Laranjeiras, o cantor mudou-se ainda jovem para o Morro da Mangueira. Cartola foi um dos criadores do Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo, em 1928, fundaria a Estação Primeira de Mangueira. As cores (verde-rosa) e o nome da escola foram escolhidos por ele, que compôs também o primeiro samba da agremiação, "Chega de Demanda".

Autor de mais de 200 canções, Cartola nos deixou em 1980, vítima de câncer, sua obra, no entanto, esta mais viva do que nunca. Suas músicas, que começaram a ganhar projeção nacional nos anos 1930, sendo gravadas por nomes ilustres como Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Carmen Miranda, continuam sendo tocadas e regravadas até os dias atuais.

Cartola gravou seu primeiro disco solo em 1974, aos 66 anos de idade. Entre as principais músicas de sua obra estão "As Rosas Não Falam", "O Mundo É um Moinho", "Alvorada" (com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho), "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça).