Para o deputado estadual Rui Palmeira (PSDB), a nova crise que envolve o Poder Legislativo é “fruto da falta de transparência nos atos da Mesa Diretora, que se vê encurralada diante de mais uma denúncia”.
De acordo com o parlamentar, “o modo como a Mesa trata os servidores é lamentável, pois os trabalhadores estão reivindicando algo básico que é receber os valores a que têm direito”. Ainda para Palmeira “existe dinheiro no caixa da Assembleia e a Mesa não possui justificativa consistente para o imenso atraso em honrar seus compromissos trabalhistas”.
A afirmação do deputado foi feita nesta quinta-feira (6) à reportagem do Cada Minuto, no momento em que os servidores do Legislativo Estadual estão em greve devido ao não cumprimento do acordo estabelecido entre a Mesa Diretora da Casa e o Sindicato dos Servidores do Poder.
O Movimento grevista foi deflagrado na terça-feira (4) depois que o Sindicato descobriu que a Secretaria da Fazenda repassou um duodécimo mensal a mais à Assembleia, que havia solicitado os recursos para implementar o Plano de Cargos e Salários da categoria. O dinheiro teria sido repassado pelo Estado ao Legislativo, mas não teria sido usado no pagamento dos servidores.
Rui Palmeira voltou a lembrar que “quando a Caixa Econômica Federal 'adquiriu' a conta da Assembleia, repassou R$ 2 milhões para a Casa de Tavares Bastos, dinheiro que seria usado para quitar esta pendência histórica e vergonhosa que o Legislativo tem para com seus servidores. Mas até hoje este débito se arrasta, provando a má gestão dos recursos da Casa”.
Ainda para Palmeira, “ a Mesa Diretora tem a responsabilidade de encontrar uma saída rápida para este impasse e pagando o que deve de uma vez por todas. Não é possível que os deputados que compõem a Mesa vão encerrar seus mandatos devendo aos trabalhadores, ou seja, punindo quem de fato trabalha na Casa”, disparou.