Aquilo que já era esperado se confirmou, na tarde deste domingo. O Atlético-GO confirmou seu favoritismo e garantiu o título do Campeonato Goiano de 2010. Apesar de lutar bravamente, o Santa Helena não foi páreo para o bom time do Dragão e acabou derrotado, por 3 a 1, no Pedro Romualdo Cabral, em Santa Helena, no interior do Estado.
Na partida de ida, o time do técnico Geninho havia vencido pelo placar de 4 a 0 e poderia até mesmo perder por três gols para levantar a taça. Ao clube do Interior restava vencer pela improvável diferença de quatro gols.
Esta foi a 11ª conquista do Atlético, que em 2009 foi vice. O Rubronegro segue como o quarto maior vencedor do Estado, agora, com 11 conquistas. Está atrás de Goiás, que já levantou a taça por 22 vezes; o Vila Nova, com 15 títulos; e o Goiânia, hoje na segunda divisão e que tem 14 troféus.
Apesar da conquista, o Atlético não terá tempo para descanso. Isso porque o time já inicia a preparação para o Brasileirão, onde estreia contra o Grêmio, no próximo sábado, em Goiânia. Já o Santa Helena ainda precisa confirmar se disputará o Brasileiro da Série D.
Missão impossível, mas...
Como já era de se esperar, o Santa Helena começou a partida tentando acuar o Atlético nos primeiros minutos. Mais experiente, porém, o time rubronegro logo conseguiu equilibrar o jogo e abrir o placar aos 11 minutos. O atacante Washingon cruzou para a área e o zagueiro Preto Marabá não cortou. O atacante Rodrigo Tiuí pegou a sobra e tirou com categoria do goleiro Luis Almeida.
Dois minutos depois, o time da Capital quase ampliou. Após tabela entre os volantes Róbston e Pituca, o zagueiro Gilson cruzou na área e acertou a trave. O Dragão ainda teve mais duas boas chances, mas quem balançou as redes foi o Fantasma. Aos 21, o atacante Éder aproveitou bola levantada na área e bateu firme para empatar.
O gol renovou os ânimos dos donos da casa, que foram com tudo ao ataque, em busca da virada. Apesar da pressão exercida até os minutos finais, o time da casa não conseguiu a virada.
Vitória merecida
O panorama da partida não alterou-se na segunda etapa. O Santa Helena continuou mais ofensivo. Mesmo diante de uma desvantagem quase irreversível, o time seguiu atuando com dignidade, para tentar, ao menos, se despedir com vitória. O Atlético, por sua vez, parecia mais interessado em administrar o resultado e poupar-se.
Mesmo assim, o Dragão assumiu o domínio do jogo a partir dos dez minutos e passou a levar perigo, sobretudo quando o meia Róbston pegava na bola. Aos 21 minutos, Rodrigo Tiuí invadiu a área e foi derrubado por Carlão. Pênalti. Na cobrança, Washington teve tranquilidade e recolocou o time na frente.
Com a fatura liquidada, o Dragão chegou ao terceiro gol aos 30 minutos. O meia Elias, que acabara de entrar na vaga de Robston, cobrou escanteio e Carlão afastou mal. Na sobra, o zagueiro Agenor acertou o ângulo. Após o gol, o jogo esfriou e o placar não foi alterado.
Ficha Técnica
Santa Helena 1 x 3 Atlético
Local: Estádio Pedro Romualdo Cabral, em Santa Helena-GO
Árbitro: André Luiz Castro
Cartões Amarelos: Carlão, Amarilla (Santa Helena); Rodrigo Tiuí, Gilson, Washington (Atlético)
Gols: Éder aos 21'/1T (Santa Helena); Rodrigo Tiuí aos 11'/1T, Washington aos 23'/2T, Agenor aos 30'/2T (Atlético)
Santa Helena
Luis Almeida; Roan, Carlão, Preto Marabá e Paulo César; Maurinho, Evandro, Keninha e Valdeir (Amarilla); Éder e Marclei (Magno).
Técnico: Junior Pezão
Atlético
Márcio; Márcio Gabriel (Chiquinho), Gilson, Jairo e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho (Erandir) e Robston (Elias); Rodrigo Tiuí e Washington
Técnico: Geninho