O buscador Google perdeu participação na China, o país com mais internautas no mundo,mundo, durante o primeiro trimestre de 2010. O site caiu de 35,6% para 30,9% do total de pesquisas online no período que coincide com o fechamento de sua versão chinesa (Google.cn).
O dado foi apresentado nesta terça-feira (27) pela empresa Analysys International.
Segundo a companhia, especializada no estudo das tendências da rede na China, quem saiu ganhando no "caso Google" foi seu principal rival no país, o buscador local Baidu, que aumentou sua presença nas buscas totais de 58,4% para 64%.
No dia 23 de março, o Google fechou sua versão chinesa, que censurava automaticamente resultados que apontavam para páginas "sensíveis" para o governo comunista, e desde então o endereço www.google.cn redireciona automaticamente os usuários para a versão de Hong Kong do buscador, também em idioma chinês, mas que não está censurada.
O Google iniciou a luta com as autoridades chinesas em janeiro, quando denunciou que hackers chineses tinham atacado contas de e-mail e seus servidores e anunciou que ia abandonar seus negócios na China, após anos sem conseguir as participações de mercado esperadas









