Ainda faltam oito meses para terminar 2010, mas se você for comprar um carro agora já conseguirá achar modelos 2011. É uma estratégia para manter as vendas em alta.
É possível encontrar carros idênticos da mesma marca. Só que um pode ser modelo 2010 e o outro, 2011. Quem compra o 2010 ganha um desconto, mas na hora de revender vai receber menos que o 2011.
Ainda estamos no primeiro semestre e já tem modelo do ano que vem nas lojas. A antecipação de lançamentos vem sendo praticada há alguns anos no Brasil, mas, desta vez, começou bem mais cedo.
‘Isca’
“Com o final do IPI, já lançamos a linha 2011 para estimular as vendas”, explica o gerente de loja Eduardo Guimarães. “Na verdade, é quase uma isca que se lança no mercado para trazer o cliente às lojas dos concessionários”, confirma o consultor André Beer.
O que surge como solução para as montadoras acaba provocando frustração em parte dos consumidores. É possível que alguém tenha comprado um carro no final do mês passado para aproveitar o desconto do IPI. Mas duas semanas depois o consumidor descobre que a linha 2011, mais avançada e moderna, do mesmo veículo está nas lojas. Ou seja: o carro 0km comprado há poucos dias já não é o mais novo da linha.
Anfavea
O presidente da associação que representa as fábricas - Anfavea - nega que o lançamento antecipado seja uma prática generalizada. “É uma decisão específica de cada montadora que escolhe a forma de fazer isso e o momento de fazer isso”, diz Jackson Schneider.









