Vídeo: População de Coruripe participa de audiência sobre Estaleiro

24/04/2010 07:47 - Interior
Por Redação
Image

Cerca de 2 mil pessoas, entre representantes do poder público, entidades ambientalistas, pescadores e a comunidade, em geral, participaram das discussões sobre impactos e políticas de compensação previstas no projeto de instalação do estaleiro Eisa Alagoas, nesta sexta-feira, (23), no Clube do Povo, em Coruripe.

No início da audiência, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, perguntou o que acontecerá com as comunidades de pescadores que necessitam sobreviver da região. O consultor Carlos dos Anjos, responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto ao meio Ambiente (EIA/Rima) informou que haverá ações compensatórias sobre a área degradada e também no entorno do empreendimento. Para cada hectare de mangue supresso, outro hectare será plantado

“Não há chance de retirar recifes de Coruripe. Muito pelo contrário, uma das condições para o estaleiro vir para Coruripe foi exatamente a formação dos recifes, necessários para dar a estabilidade de fundeio às embarcações”, explicou o consultor.

Pescadores representantes da Colônia Z10 disseram ter consciência de que haverá impactos ambientais. No entanto, disseram estar informados sobre as compensações. O grupo reivindicou que, após a conclusão dos estudos realizados pelo IMA e Ibama, seja feita uma audiência exclusiva com a categoria para orientá-los sobre a melhor forma de aproveitamento dos recursos pesqueiros.

O prefeito Marx Beltrão elogiou a política de desenvolvimento implantada pelo atual governo e defendeu a junção de esforços para dinamizar o crescimento do Estado. “Hoje muitos alagoanos podem colocar comida na mesa graças aos avanços que o governador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe para o Estado. Esperamos que em breve possamos dar esta oportunidade ao povo de Coruripe com a implantação do estaleiro”, disse.

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes, representou o governador Teotonio Vilela Filho na audiência. Segundo ele, Alagoas nunca viu um empreendimento de o porte do estaleiro. Luiz Otávio explicou as dimensões e as finalidades do empreendimento. “O estaleiro prevê a instalação de três plantas industriais, uma delas para reparos de navio que poderão vir do mundo todo e outra de off shore, para construção de plataformas, o que no total gerará 10 mil empregos”, explicou.

A Secretaria de Estado da Educação informou que, até junho, a Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica que está sendo instalada no município, para preparação de mão de obra para o estaleiro, estará em funcionamento.

EISA ALAGOAS

A audiência pública sobre o estaleiro Eisa Alagoas foi solicitada pelo presidente da Sociedade Civil Mãe Natureza, José Luiz Malta Argolo. Ele perguntou por que o Grupo Synergy escolheu AL para construir uma planta maior que a sede no Rio, que comporta 3 mil empregos.

O representante do estaleiro, Manoel Ribeiro, esclareceu que o Grupo encontrou terrenos mais próximos da sede, mas o Estado de Alagoas ofereceu as melhores condições. “Quem ofereceu o melhor acolhimento, a melhor recepção, foi o governo de Alagoas, diferente de outros estados, inclusive do Rio de Janeiro. Este foi o fator determinante. Ambiente, clima, tudo contribuiu para a eleição de Alagoas”.

Todas as propostas levantadas serão estudadas e analisadas pelos técnicos do IMA e o que foi exposto durante a audiência publica será incluído no projeto.

A audiência pública é um instrumento legal determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) pelo qual a população toma conhecimento do projeto que será instalado em determinada região, além dos impactos potenciais sobre o meio ambiente.

O estaleiro Eisa Alagoas será instalado no Pontal de Coruripe com a previsão de R$ 1,5 bilhão de investimentos e geração de 4.500 empregos diretos, além de milhares de indiretos, com impacto positivo sobre a realidade econômica de todo o Estado.

Participaram da audiência, o deputado federal Joaquim Beltrão, o deputado estadual João Beltrão, secretários de Estado, secretários e vereadores do município, prefeitos e políticos da região Sul, além da comunidade em geral.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..