Mais de 60 municípios alagoanos vão receber treinamentos do Minstério da Saúde

24/04/2010 03:53 - Edmilson Teixeira
Por Redação

 

Terá início, na próxima segunda feira, na Faculdade Maurício de Nassau, Maceió/AL, o Treinamento do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS), destinado a 63 municípios alagoanos que aderiram ao referido Sistema recentemente.
O Ministério da Saúde (MS) estará enviando, para o treinamento, dois técnicos da Coordenação Geral da Assistência Farmacêutica Básica e um técnico do DATASUS. Na segunda e terça feira, será treinada a primeira turma (20 municípios). Em seguida, já na quarta e quinta feira, mais 23 municípios serão capacitados. Nos dias 30 de abril e 01 de maio serão finalizados os trabalhos, com os outros 20 restantes. Na totalidade, serão capacitados mais de 90 profissionais para o uso do HÓRUS, em Alagoas.
Com a definição, em novembro de 2009, das normas para a execução e o financiamento da Assistência Farmacêutica Básica, publicada na Portaria GM 2.982/09, os municípios alagoanos passaram a dispor de 15% dos repasses do Estado e dos repasses municipais para investirem na estruturação da Assistência Farmacêutica. Com esses recursos, há a possibilidade das Secretarias Municipais de Saúde adquirirem computadores, impressoras, geladeiras para medicamentos, condicionadores de ar, entre outros, visando a otimização das ações, nesta área.
“Agora, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMSAL) busca viabilizar junto a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), a publicação da nova Pactuação da Comissão Intergestores Bipartites, que definirá o novo elenco de medicamentos da Farmácia Básica e os insumos para diabetes”, explica Suetônio Queiroz, Representante da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica do COSEMS/AL.
Atualmente, os municípios alagoanos representam a maior adesão ao HÓRUS do país, segundo informações do Ministério da Saúde. “Esse treinamento deve significar uma nova era nas políticas públicas voltadas a garantia do acesso e ao uso racional dos medicamentos, bem como a melhoria da qualificação da gestão da Assistência Farmacêutica no Estado de Alagoas”, analisa Pedro Hermann Madeiro, presidente do COSEMS/AL.
Criado pelo MS, com a finalidade de qualificar a Gestão da Assistência Farmacêutica nos municípios do país, o HORUS é utilizado para o controle de estoques e demandas dos programas ministeriais, como Tuberculose, Hanseníase e Farmácia Básica. O Sistema também oferece outros instrumentos de gestão que são fundamentais para os gestores deste programa, bem como para os Secretários de Saúde.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..