Um bode reprodutor com características raras tem despertado a curiosidade dos moradores de Jataúba (PE). Há cerca de oito meses, o animal começou a produzir leite. O bode vive no sítio do pecuarista Rogaciano Manuel da Silva, que também cria cabras.
Veja o site do Globo Rural
No começo Silva achou estranho. “Antes de examinar, eu achei que fosse um tumor. Mas depois percebi que era leite”, diz.
O bode tem 3 anos e pesa 100 quilos. As tetas ficam perto dos testículos do animal.
Segundo o veterinário Leonardo Siqueira, não há dúvida de que é leite. “Pelas características de cor, odor e consistência, é leite”, afirma.
De acordo com Silva, muitas pessoas têm duvidado da masculinidade do bode. Mas ele tem certeza de que o bode é um legítimo reprodutor. Segundo o veterinário Enrico Ortolani, o macho normalmente nasce com uma “tetinha” e um pequeno tecido mamário, que não se desenvolvem. O que pode ter acontecido, nesse caso, é que o bode, quando pequeno, vivia com outros animais que mordiam os mamilos dele e isso estimulou o crescimento das tetas. Com a ordenha, o tecido mamário se desenvolveu a ponto de manter a produção de leite.
Ainda de acordo com o veterinário, o criador tem que tomar cuidado com o manejo desde pequeno, não deixando que os mamilos sejam cutucados por outros animais.