Nesta quinta-feira (15), às 23h, a série DOCTV IV apresenta mais uma estréia na TV Educativa. A produção mato-grossense “A trama do olhar”, de Glória Albues, é a nova atração, com reprise no domingo, às 01h45. O documentário promove a reflexão sobre o choque entre a cultura branca e indígena a partir da interpretação e expressão narrativa audiovisual de mitos relevantes para as duas culturas
A diretora Glória Albues dividiu a equipe em duas: uma formada por indígenas, a outra por “homens brancos”. A primeira é composta por três realizadores, cada um de uma etnia diferente. Eles se revezam nas funções técnicas de direção, câmera e som. São: Winti, da etnia Kïsêdjê; Maricá, que é Kuikuro; e Caimi, que é Waiassé (Xavante). Cada um escolhe um tema para documentar: Winti, a bodyart; Maricá, a música; Caimi, a vida corrida da cidade. Enquanto isso, a equipe não indígena se dedica a produzir um making of. A maneira de enxergar o outro é estudada através desse cruzamento de diferentes culturas.
Sobre a autora
Glória Albues já dirigiu e roteirizou diversos documentários, entre eles Índio Gente da Minha Terra, que recebeu menção honrosa na Menção Honrosa na XIII Jornada de Curta-Metragem. Além disso, é presidente do Instituto Terra Brasilis, ONG de consultoria focada nas áreas de cultura, vídeo, meio ambiente e indigenismo. Vencedor entre treze candidatos no concurso do Doc TV IV para o Mato Grosso, o projeto de Trama do Olhar foi debatido na Oficina para Desenvolvimento de Projetos sob a orientação das duplas Jean-Claude Bernardet e Cláudia Mesquita, e Cezar Migliorin e Ilana Feldman. Na Oficina de Desenho Criativo de Produção, Raquel Zangrandi e Max Eluard orientaram o desenho de produção do projeto.