Completando 15 anos no ar, o programa Expedições iniciou nova temporada desde o dia 23 de março. Exibido pela TVE às terças-feiras, sempre às 20h, os programas abordam aspectos culturais e o modo de vida das populações de diferentes regiões do Brasil. Nesta terça-feira (13), o programa exibe um especial sobre Alagoas – o Alagoas Cultural –, que é fruto do encontro das tradições portuguesas, indígenas e africanas.

 

No programa, a jornalista Paula Saldanha e o biólogo Roberto Werneck percorrem os diversos cantos do Estado e desvendam seus aspectos físicos, socioculturais e ambientais.

 

Desde a sua colonização, no século XVI, a terra alagoana foi palco de intensos conflitos entre os colonizadores portugueses e os indígenas nativos, principalmente da nação Caeté, e entre aqueles e os escravos refugiados em quilombos como o de Palmares, localizado nas serras alagoanas. Com o tempo, as lutas foram dando lugar ao sincretismo, forjando em solo alagoano uma das culturas regionais brasileiras mais ricas e diversificadas.

 

Esta edição do Expedições mostra um pouco da cultura alagoana através de seus empolgantes e tradicionais folguedos, como as festas da Chegança, do Fandango, do Pastoril, das Baianas e, principalmente, a festa do Guerreiro, a mais original de Alagoas. Misturando ritmos e danças que aproveitam as influências das culturas portuguesa, negra e indígena, esses folguedos celebram datas religiosas e festivas como o Natal e o Dia dos Santos Reis, mantendo vivas histórias e tradições que remontam os primeiros séculos da cristandade. Terra de encontros inesquecíveis, Alagoas faz de suas festas populares uma celebração única da cultura brasileira.