Nathália Dill não teme comparações com “Paraíso”. Agora que se prepara para protagonizar a sua segunda novela consecutiva na Rede Globo, às 18 horas, a Viviane de “Escrito nas Estrelas” explica que a sua personagem é uma “pessoa do mundo, ativa e impulsiva”, diferente do que acontecia com a Santinha de “Paraíso”, que “vivia num mundo criado pela sua mãe”. “A própria atmosfera da novela da Elizabeth Jihn é diferente da do Benedito Ruy Barbosa”, realça Nathália Dill, explicando que o melhor laboratório que poderia ter feito para melhor encarar a sua protagonista “foram as gravações no morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro”.
Depois de ter feito par romântico com Eriberto Leão, que se prepara para protagonizar a próxima novela de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares, Nathália vai fazer agora par com Jayme Matarazzo, um estreante nas novelas, e com Humberto Martins, já com vasta experiência no mundo da teledramaturgia. Apesar dos anos de carreira artística que separam os três, Nathália garante que está “adorando trabalhar com os dois”, um sentimento que passa pelo trabalho de “equipe que está marcando esse trabalho”.
Dirigida pela equipe de Rogério Gomes, que também transita na sua maioria de “Paraíso”, a atriz explica que o time “interage bem, até porque tem a vontade de voltar a contar uma história interessante”. Sobre sua protagonista, Nathália Dill afirma que ela não será como as mocinhas maquineístas da maioria das novelas, que “procuram fazer apenas o bem”. “Ela é impulsiva, mas tem um grande caráter e uma sensibilidade enorme”, defende. Consumida pelo ritmo de gravações, Nathália Dill realça ainda, em entrevista exclusiva concedida a Bruno Cardoso, do NaTelinha, que a “vida é sempre uma grande correria”, embora a Viviane “consiga transmitir forças para gravar todas as cenas e fazer várias coisas fora da produção da novela”.
Como você encara a sua segunda protagonista consecutiva na carreira, depois do sucesso que fez com "Paraíso"?
Nathália Dill: Estou muito feliz pela oportunidade que tive, de encarar mais uma protagonista. E é interessante que, por mais que as duas tenham a mesma posição na trama, suas naturezas são diferentes. Em “Paraíso” o autor tinha uma história interessante e a equipe toda era muito focada. Quando todos estão focados em fazer uma coisa interessante, o processo anda. E todos queriam fazer um trabalho bonito e contar bem aquela história, mais do que qualquer outra coisa. Acho que foi por essa questão de foco que tivemos um resultado legal.
De acordo com a sinopse da novela, Viviane é uma mulher pobre, guerreira e adorável, que vai apaixonar pai e filho nessa nova trama. Que tipo de preparação o personagem exigiu?
ND: Como a personagem mora no morro, as gravações no morro Dona Marta foram o melhor laboratório que eu podia ter tido. Subir aquelas escadarias, conhecer aquelas pessoas e o lugar, com aquela vista incrível... Estar ali foi o melhor laboratório. Tivemos muitas conversas com a autora e com a equipe, estudamos e lemos bastante os capítulos, interpretando as cenas como elas são, como é a personagem.
Como você construiu a sua nova protagonista? Não teme que o público e a mídia comparem sua nova personagem com a sua protagonista anterior?
ND: O exercício que fazemos é para que não liguem uma personagem à outra, já que são trabalhos diferentes. Além disso, a atmosfera das duas tramas é diferente, em “Escrito nas Estrelas” é a cidade do Rio de Janeiro. Ao contrário da Santinha, que vivia num mundo particular, feito pela mãe dela, a Viviane é uma pessoa do mundo, ativa e impulsiva. Isso é uma coisa que a outra personagem não tinha, já que estava sempre pensando e ponderando todas as suas atitudes.
Como está sendo trabalhar com o Jayme Matarazzo e com o Humberto Martins, com quem você nunca tinha contracenado?
ND: Estou adorando trabalhar com os dois, e a equipe é muito parecida com a de “Paraíso”, o que torna o ambiente mais confortável. A sensação é de que estão todos bastante unidos para fazer o melhor possível. Além disso, é uma história muito legal de fazer, então fico feliz com essa alegria geral. Nos divertimos durante as gravações, o que é ótimo.
A Viviane consome muito do seu tempo?
ND: É tranquilo, porque ela é ativa e leve. A energia da Viviane passa para mim, e me dá mais forças para gravar e fazer todas as minhas coisas. A vida é sempre uma correria, seja com a Viviane ou em outros trabalhos, mas isso faz parte.
Você e a Viviane têm pontos em comum?
ND: A idade, o tipo físico é muito parecido, o cabelo é igual (risos)...
Confia no sucesso de "Escrito nas Estrelas"?
ND: Sim, porque vejo em “Escrito nas Estrelas” a mesma vontade de contar uma boa história que via em “Paraíso”. A equipe interage muito bem e estão todos com o mesmo objetivo, de contar uma história muito interessante.
Como você descreveria sua Viviane para os internautas do NaTelinha?
ND: Viviane é uma personagem que tem muito caráter. Eu admiro bastante essa característica dela, já que sua integridade é colocada à prova o tempo inteiro. Ela é uma pessoa que tem uma sensibilidade muito grande, tanto que é capaz de sentir o Daniel. Viviane se preocupa com as outras pessoas, mas sem aquela coisa maniqueísta de “só fazer o bem”. E, apesar de ser impulsiva, ela pensa nas proporções das suas atitudes.