Apesar da tão famosa frase “você está demitido” continuar no vocabulário da nova edição do Aprendiz Universitário (Record), não é com esse lema que o novo apresentador, João Doria Jr., conduz sua vida profissional.

- Nas minhas empresas eu gosto de admitir e treinar, e não demitir. Nesta edição, todos os candidatos eliminados serão contratados. Vamos montar um site em que os empresários terão acesso ao currículo de cada um deles.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça (6) para apresentar as novidades do programa, Doria ainda fez questão de ressaltar que, apesar das palavras de “demissão” continuarem as mesmas de Roberto Justus, há “formas de dizer isso”.

- Pode ser com firmeza, mas com doçura.

O candidato que conseguir passar por todas as provas e não ouvir a assustadora frase de Dória levará o prêmio de R$ 1 milhão. Além da bolada em dinheiro, o estudante ganhará também um trabalho em uma das empresas do apresentador.

- Será um emprego e não um estágio. E ele não vai ter tratamento diferenciado, não. Eu não sou privilegiado, então ninguém vai ser. Sou o primeiro a chegar e o último a sair. Chego até antes da copeira [risos].

Para ajudar Doria na escolha dos candidatos, que terão condições de seguir no reality, foram escalados dois conselheiros: os empresários Cristina Arcangeli e David Baroni.

- Essa é uma das diferenças desta nova edição. Os conselheiros são co-apresentadores e não acessórios. Eles terão uma participação ativa. E é realmente assim que acontece nas empresas. Tem um líder, mas todas as pessoas colaboram. Senão, nada dá certo.

Para escolher as pessoas que estarão ao lado do apresentador à frente do reality, João Doria não teve dúvidas.

- Os dois começaram de baixo, lutando e batalhando muito para construir suas carreiras. Eu também passei por tudo isso.

Doria também fez questão de ressaltar a importância de ter uma mulher como membro do conselho.

- Esta é a primeira vez que uma mulher participa do Aprendiz como conselheira. Isso é algo expressivo, já que nesta área a mão de obra é 90% masculina.

Outras duas novidades em relação às edições anteriores é que não haverá mais provas físicas: apenas intelectuais, e todas elas terão benefício para a comunidade na área ambiental, educacional, etc.

Roberto Justus

Durante a coletiva de imprensa, o novo apresentador do Aprendiz Universitário, João Doria Jr., contou que conversou mais de uma vez com o ex-comandante da atração, Roberto Justus.

- Ele é meu amigo, me ligou fazer observações e foi positivo nas observações que fez. Ajudou a formar meu embasamento para apresentar o programa.

Doria ainda fez questão de afirmar que a participação de Justus foi muito expressiva nas edições anteriores do programa, mas faz uma resssalva:

- A vida é feita de ciclos que se completam e se renovam. As pessoas que não se renovam param no tempo e envelhecem. É assim na vida pessoal e também na profissional.

O programa estreia dia 15 de abril e será exibido nas noites de terças e quintas