Hideo Kojima, criador da série de sucesso Metal Gear Solid - que vendeu mais de 27 milhões de cópias - diz que o futuro do videogame está nas redes que libertarão os jogadores dos consoles, iguais aos fabricados pela sua parceira Sony.

Ele participou no Japão nesta quarta-feira (7) de uma conferência para anunciar o mais recente capítulo da saga Metal Gear que começou em 1987.

- No futuro próximo, teremos jogos que não dependerão de qualquer plataforma. Os jogadores devem ser capazes de levar sua experiência de jogo quando viajarem, onde quer que estejam e onde quiserem jogar. Deve ser o mesmo software e a mesma jogabilidade.

Kojima detalhou, no evento em Tóquio, os planos para o lançamento em abril de Metal Gear Solid: Peace Walker, um jogo que ele desenvolveu e dirigiu a ser lançado pela Konami Corp para o videogame portátil PSP, da Sony.

A previsão de um futuro sem consoles para uma figura tida como uma máquina criativa e com forte apelo comercial gerou um sorriso nervoso e comentários por parte de Hiroshi Kawano, presidente da Sony Computer Entertainment Japan.

- É uma previsão arrojada. Esperamos que ele continue a desenvolver para plataformas, mas respeitamos imensamente sua percepção de tomar desafios.

Metal Gear Solid: Peace Walker chega às prateleiras japonesas no fim de abril e na Europa e Estados Unidos em junho.
Kojima é conhecido por detalhar temas pacifistas em uma série de games de combate e tramas elaboradas que geralmente refletem os perigos da tecnologia.

O mais novo título apresenta o protagonista mercenário da Metal Gear, Snake, juntamente com um grupo de soldados para salvar a Costa Rica da invasão de um exército misterioso em 1974.

O designer de games disse que os jogadores são recompensados por cooperar e encorajar o choque e a captura - e não matar - de soldados inimigos que encontrarem, que depois são encaminhados ao trabalho.

- Esse é um jogo que desenvolve habilidades de administração. Você pode até demitir funcionários, algo que você realmente não pode fazer na vida real. No jogo, eu não conseguia parar de fazer isso.

O japonês disse esperar que o lançamento do novo jogo para o PSP da Sony dê um senso de desenvolvimento à sua equipe de como trabalhar em equipamentos portáteis, o que pode representar uma preparação para versões de jogos sob demanda na criados para a internet.